Acessibilidade:

Projeto: Sim, Sou Diferente, Porém Aprendo!

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, reconhece e premia iniciativas que promovem inclusão social por meio de conhecimentos técnico-científicos aplicados na prática, neste post falaremos do Projeto Sim, Sou Diferente, Porém Aprendo!

O prêmio reconhece projetos que escolas, famílias, clínicas e comunidades desenvolvem, transformando seus idealizadores em agentes de neuro-inclusão. Recebemos mais de 500 projetos e selecionamos os 10 mais notáveis. Ao final, escolheremos os 3 mais brilhantes, que receberão mentorias, prêmios como bolsas de pós-graduação, reconhecimento público, prêmios em dinheiro e uma viagem com todas as despesas pagas para conhecer a Sede Rhema Neuroeducação.

Neste Post:

Conheça o Projeto Sim, Sou Diferente, Porém Aprendo!

Sim, Sou Diferente, Porém Aprendo!, idealizado por Vanessa Moraes da Silva Dassan dos Santos, é uma iniciativa de intervenções pedagógicas personalizadas que visa desenvolver habilidades cognitivas e fortalecer a autoestima de educandos com necessidades específicas. O projeto, em andamento desde 2018, atende Mariana Arantes Lopes, uma jovem de 28 anos com paralisia cerebral e comprometimentos cognitivos e físicos.

Metodologia e Intervenções Personalizadas

Através de estratégias de associação de conceitos, o projeto ajuda Mariana a conectar novos conteúdos a experiências anteriores, facilitando a memorização e o aprendizado. Estudos indicam que experiências emocionais positivas contribuem para a retenção de informações, e por isso, as aulas sempre começam com a “hora da conversa”, um momento em que Mariana compartilha sobre sua semana, criando uma base emocional positiva para o aprendizado. Essa abordagem multissensorial e afetiva promove o desenvolvimento de novas conexões neurais.

Impactos no Desenvolvimento Cognitivo e Emocional

Desde o início do projeto, os avanços de Mariana têm sido notáveis. Hoje, ela consegue reconhecer e nomear as letras de seu nome completo, identificar números de um a dez, além de reconhecer objetos e letras do alfabeto. O projeto continua focado no desenvolvimento da alfabetização, usando sons e sílabas para ampliar suas habilidades de leitura.

Inclusão como Processo Transformador

O Projeto Sim, Sou Diferente, Porém Aprendo! exemplifica como a inclusão deve ser abordada de forma empática e adaptada, reconhecendo, acima de tudo, as necessidades e capacidades individuais. Mais do que isso, não se trata de “colocar junto” ou sentir dó, mas de oferecer intervenções pedagógicas que valorizem o potencial único de cada indivíduo. Mariana e sua família celebram cada conquista, mostrando assim o impacto positivo do projeto tanto em aspectos cognitivos quanto emocionais.

Esse projeto mostra que, com o suporte adequado e intervenções personalizadas, qualquer educando pode desenvolver suas habilidades e alcançar seu potencial. Além disso, a inclusão verdadeira envolve reconhecer as diferenças e criar caminhos para que todos possam aprender e crescer, pilares fundamentais da Rhema Neuroeducação.

Acompanhe o Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024

Não perca a final do prêmio que será transmitida no dia 05/10. Inscreva-se agora para participar do Neuroeduque, a nossa sala dos professores.

Continue lendo

Importância da contação de histórias para crianças com TDAH

Ensinar para alunos com TDAH pode exigir o máximo de todos vocês, mas isso também é um aprendizado incontestável. Dentre […]

Como saber se uma criança tem hipotonia?

A hipotonia é uma condição que possui influência direta na tonicidade dos músculos e pode ser causada por fatores genéticos, […]

O ensino da Libras como forma de educação inclusiva

Olá, professores! Primeiramente, quando se fala em educação inclusiva, as ideias de adaptação e adequação são sempre lembradas, uma vez […]