Acessibilidade:

Projeto: Sim, Sou Diferente, Porém Aprendo!

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, reconhece e premia iniciativas que promovem inclusão social por meio de conhecimentos técnico-científicos aplicados na prática, neste post falaremos do Projeto Sim, Sou Diferente, Porém Aprendo!

O prêmio reconhece projetos que escolas, famílias, clínicas e comunidades desenvolvem, transformando seus idealizadores em agentes de neuro-inclusão. Recebemos mais de 500 projetos e selecionamos os 10 mais notáveis. Ao final, escolheremos os 3 mais brilhantes, que receberão mentorias, prêmios como bolsas de pós-graduação, reconhecimento público, prêmios em dinheiro e uma viagem com todas as despesas pagas para conhecer a Sede Rhema Neuroeducação.

Neste Post:

Conheça o Projeto Sim, Sou Diferente, Porém Aprendo!

Sim, Sou Diferente, Porém Aprendo!, idealizado por Vanessa Moraes da Silva Dassan dos Santos, é uma iniciativa de intervenções pedagógicas personalizadas que visa desenvolver habilidades cognitivas e fortalecer a autoestima de educandos com necessidades específicas. O projeto, em andamento desde 2018, atende Mariana Arantes Lopes, uma jovem de 28 anos com paralisia cerebral e comprometimentos cognitivos e físicos.

Metodologia e Intervenções Personalizadas

Através de estratégias de associação de conceitos, o projeto ajuda Mariana a conectar novos conteúdos a experiências anteriores, facilitando a memorização e o aprendizado. Estudos indicam que experiências emocionais positivas contribuem para a retenção de informações, e por isso, as aulas sempre começam com a “hora da conversa”, um momento em que Mariana compartilha sobre sua semana, criando uma base emocional positiva para o aprendizado. Essa abordagem multissensorial e afetiva promove o desenvolvimento de novas conexões neurais.

Impactos no Desenvolvimento Cognitivo e Emocional

Desde o início do projeto, os avanços de Mariana têm sido notáveis. Hoje, ela consegue reconhecer e nomear as letras de seu nome completo, identificar números de um a dez, além de reconhecer objetos e letras do alfabeto. O projeto continua focado no desenvolvimento da alfabetização, usando sons e sílabas para ampliar suas habilidades de leitura.

Inclusão como Processo Transformador

O Projeto Sim, Sou Diferente, Porém Aprendo! exemplifica como a inclusão deve ser abordada de forma empática e adaptada, reconhecendo, acima de tudo, as necessidades e capacidades individuais. Mais do que isso, não se trata de “colocar junto” ou sentir dó, mas de oferecer intervenções pedagógicas que valorizem o potencial único de cada indivíduo. Mariana e sua família celebram cada conquista, mostrando assim o impacto positivo do projeto tanto em aspectos cognitivos quanto emocionais.

Esse projeto mostra que, com o suporte adequado e intervenções personalizadas, qualquer educando pode desenvolver suas habilidades e alcançar seu potencial. Além disso, a inclusão verdadeira envolve reconhecer as diferenças e criar caminhos para que todos possam aprender e crescer, pilares fundamentais da Rhema Neuroeducação.

Acompanhe o Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024

Não perca a final do prêmio que será transmitida no dia 05/10. Inscreva-se agora para participar do Neuroeduque, a nossa sala dos professores.

Continue lendo

Estratégias para Alunos com TOD: Como Identificar e Agir

Descubra as melhores estratégias para alunos com TOD. Confira vídeos exclusivos que vão ajudar professores e pais com as melhores práticas.

Você sabe o que é Percepção musical? Conheça os benefícios e estratégias didáticas para sala de aula !

Tratada como linguagem universal, a música é atualmente parte do cotidiano de qualquer pessoa. Sendo incorporada e encontrada nos mais variados […]

Sociologia da Infância: O Protagonismo das Crianças na Sociedade

Introdução O livro Sociologia da Infância, escrito pelo renomado sociólogo William Corsaro, oferece uma perspectiva inovadora e sensível sobre a […]

Estratégias para Alunos com TOD: Como Identificar e Agir
Conheça os melhores vídeos sobre o Transtorno Opositivo-Desafiador e saiba como apoiar seus alunos de maneira eficaz! Estratégias para alunos com TOD são essenciais para educadores, terapeutas e pais que enfrentam o desafio de lidar com comportamentos desafiadores de forma eficaz. Além disso, o TOD pode afetar de maneira significativa...
Você sabe o que é Percepção musical? Conheça os benefícios e estratégias didáticas para sala de aula !

Tratada como linguagem universal, a música é atualmente parte do cotidiano de qualquer pessoa. Sendo incorporada e encontrada nos mais variados […]

Sociologia da Infância: O Protagonismo das Crianças na Sociedade

Introdução O livro Sociologia da Infância, escrito pelo renomado sociólogo William Corsaro, oferece uma perspectiva inovadora e sensível sobre a […]