Acessibilidade:

Projeto: Arte na Garagem

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, reconhece e premia iniciativas que promovem inclusão social por meio de conhecimentos técnico-científicos aplicados na prática, neste post falaremos do Projeto Arte na Garagem.

O prêmio reconhece projetos que escolas, famílias, clínicas e comunidades desenvolvem, transformando seus idealizadores em agentes de neuro-inclusão. Recebemos mais de 500 projetos e selecionamos os 10 mais notáveis. Ao final, escolheremos os 3 mais brilhantes, que receberão mentorias, prêmios como bolsas de pós-graduação, reconhecimento público, prêmios em dinheiro e uma viagem com todas as despesas pagas para conhecer a Sede Rhema Neuroeducação.

Neste post:

Conheça o Projeto Arte na Garagem

O Projeto Arte na Garagem, idealizado por Katia Miranda, promove a inclusão social de adolescentes e adultos com deficiência (PCDs) em Salesópolis, São Paulo. Destaca-se por oficinas sustentáveis, que focam no desenvolvimento de habilidades para autonomia e reabilitação, melhorando a qualidade de vida dos participantes.

Minimização dos Impactos e Inserção Social 

Além disso, o projeto busca minimizar os impactos da demora no atendimento a PCDs, proporcionando uma oportunidade de inserção social e reabilitação. Nesse sentido, as oficinas sustentáveis permitem que os participantes desenvolvam habilidades essenciais para sua independência, sempre contando com o envolvimento ativo da família e da sociedade.

Visibilidade e Sustentabilidade 

Ademais, o Arte na Garagem promove a visibilidade dos participantes, mostrando suas potencialidades em exposições de arte, eventos públicos e vídeos nas redes sociais. Além disso, o projeto recicla 70% dos materiais usados, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o impacto positivo na vida dos participantes.

Apoio Familiar e Voluntariado 

Do mesmo modo, com o apoio de familiares e voluntários, o projeto atende diretamente vinte PCDs e envolve cerca de quarenta pessoas no total. Por fim, a participação ativa das famílias é fundamental no sucesso das oficinas, criando um ambiente de apoio e inclusão que fortalece os laços comunitários.

Resultados Visíveis e Impacto na Comunidade 

Os resultados já são visíveis: os participantes estão mais confiantes, desenvolvendo novas habilidades psicomotoras e se tornando agentes ativos em sua comunidade.

Em conclusão, feedbacks positivos das famílias mostram que o projeto tem oferecido uma abordagem humanizada, essencial para promover a saúde mental e o bem-estar dos participantes.

Transformação Através da Empatia e Dedicação 

Por fim, o projeto Arte na Garagem é uma iniciativa filantrópica que usa a arte e a sustentabilidade como ferramentas de inclusão social para pessoas com deficiência. Fundado pela experiência de Katia Miranda com seu filho e marido, ambos no espectro autista, o projeto cresce e inspira, mostrando que com empatia e dedicação é possível transformar vidas.

Acompanhe o Prêmio Rhema de Inclusão

Não perca a final do prêmio que será transmitida no dia 05/10. Inscreva-se agora para participar do Neuroeduque, a nossa sala dos professores.

Continue lendo

Habilidades e competências cognitivas: qual a diferença?

 Olá, professores! É relativamente comum que alguns conceitos sejam confundidos com frequência, sobretudo quando eles estão interligados de forma direta […]

Sinais centrais e secundários do TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica comum que afeta crianças e adultos em […]

Papel da Neuropsicopedagogia nas dificuldades de aprendizagem

Inicialmente, a dinâmica envolvida no processo educacional traz uma série de detalhes. Tudo isso precisa ser analisado com muita atenção, […]

Habilidades e competências cognitivas: qual a diferença?
 Olá, professores! É relativamente comum que alguns conceitos sejam confundidos com frequência, sobretudo quando eles estão interligados de forma direta e indireta. Habilidades e competências cognitivas não ficam de fora e são responsáveis pelos questionamentos de muitas pessoas que pesquisam a respeito. Com isso, quando o assunto é educação, a...
Sinais centrais e secundários do TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica comum que afeta crianças e adultos em […]

Papel da Neuropsicopedagogia nas dificuldades de aprendizagem

Inicialmente, a dinâmica envolvida no processo educacional traz uma série de detalhes. Tudo isso precisa ser analisado com muita atenção, […]