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O poder do conhecimento para ser um professor exponencial

Estar diante de uma turma requer amplo domínio sobre aquilo que será ensinado. A tarefa não é fácil, nem mesmo para quem já tem vasta experiência. Diante disso, exercer autoridade em sala de aula e ser um professor exponencial significa usufruir do poder do conhecimento para se tornar uma referência para os seus alunos.

Dessa forma, saber como lidar com a aquisição de importantes informações e conceitos, além de transmiti-los de maneira correta, é a melhor opção. No entanto, alguns pontos devem ser considerados para que o seu papel de mediador do conhecimento seja potencializado. Veja quais são eles logo abaixo.

Qual o poder do autoconhecimento para a prática do professor exponencial?

Primeiramente, todo indivíduo deveria conhecer a si mesmo. Isso é essencial para qualquer atividade ou situação. A partir desse exercício diário, você pode trabalhar aspectos que vão ao encontro dos seus objetivos pessoais e profissionais.

Em outras palavras, buscar as suas qualidades é o detalhe que pode simbolizar um ponto de partida incrível para o seu autoconhecimento. Inclusive, recordar os momentos em que tais características estiveram presentes em sua vida é um aspecto importante.

Porém, é essencial que também se conheça quais são os seus defeitos, pois somos seres passíveis de falhas. Tudo isso pode contribuir para o nosso crescimento. Além disso, essa análise significa um passo muito bom voltado à inteligência emocional.

Por que a inteligência emocional interfere no autoconhecimento?

Essa habilidade é fundamental para as pessoas, principalmente quem trabalha com conhecimento, formação, socialização; e exerce constante contato com o outro. Por falar nisso, o trabalho desempenhado sobre a inteligência emocional serve também para proporcionar comportamentos e/ou ações que vão interferir na vida da pessoa.

Um exemplo que podemos usar é o fato de a inteligência emocional permitir que a pessoa consiga identificar os próprios sentimentos e emoções. Com isso, o indivíduo passa a ter mais domínio sobre as ações em momentos decisivos. Aliás, as tomadas de decisão encontram respostas nesse amadurecimento.

Dessa forma, é possível ter controle em situações como a resolução de problemas, relacionamentos interpessoais e todas as diferenças envolvidas. No contexto da sala de aula, os professores que podem dispor dessa habilidade de forma plena também conseguem passar essa segurança aos seus alunos. Afinal, a autoconfiança é algo transmitido direta e indiretamente.

Qual o resultado de estar bem consigo mesmo?

Antecipadamente, todos nós sabemos que os resultados para isso são os melhores possíveis. Agora, o que esse sentimento tem a ver com a função do professor exponencial? A resposta é: tudo.

Sim, existem mais pontos em comum do que se imagina. Nesse caso, conhecer o seu interior e saber os quais os seus limites pode proporcionar um amadurecimento considerável. Em primeiro lugar, o professor exponencial trabalha com a mediação do conhecimento e a transmissão dos saberes.

A próxima missão de quem leciona é a mediação de conflitos. Isso significa que estar diante de uma turma exige esse controle por parte do educador. No entanto, é necessário se conhecer para propor mudanças e contribuições à formação humana do aluno, além da construção psicopedagógica da criança.

Como o autoconhecimento e o silêncio podem colaborar com o seu crescimento?

À primeira vista, esses dois aspectos não compartilham tantas coisas em comum, mas você sabia que eles têm muito a contribuir? Vamos por partes. A esfera do silêncio consiste em uma prática interessante para que o indivíduo possa se conhecer profundamente.

De acordo com a professora Laís Moraes, do Grupo Rhema Educação, o objetivo dessa ação, dividida em 3 etapas, é fazer com que a pessoa permaneça os primeiros 60 minutos em silêncio, depois de acordar. A proposta é que se pratique essa ação por, pelo menos, 21 dias corridos.

Segundo a pesquisadora, a motivação inicial começa a ser modulada a outros propósitos; e ela pode até diminuir. Porém, nesse intervalo, a pessoa começa a treinar a paciência e a disciplina. As 3 etapas são as seguintes:

– Primeira etapa: metas (30 minutos)

Sugere-se passar os primeiros 10 minutos escrevendo suas metas de curto, médio e longo prazo. Em seguida, anote os progressos das metas que escreveu anteriormente. Por fim, use os 10 minutos finais para refletir sobre as metas não alcançadas e os motivos de não os ter.

– Segunda etapa: conhecimento (20 minutos)

Em seguida, sugere-se a leitura de um livro que te ensine algo novo ou estimule a imaginação.

– Última etapa: mindfulness (10 minutos)

Para finalizar, sugere-se tomar os últimos 10 minutos para praticar a atenção plena, meditação ou entrar em contato com sua espiritualidade.

                                                                                                                (MORAES, 2022)

Por que aprofundar o seu autoconhecimento abre portas?

Sabia que as soft skills têm sido o grande diferencial no mundo profissional? A cada dia, os ambientes de trabalho sentem falta de pessoas que enxergam e agem além do que é funcional.

Em outras palavras, as habilidades pessoais são excelentes pontos para humanizar as relações em todas as suas nuances. Ser um educador que valoriza as diferenças, domine suas próprias emoções e tira aprendizado desses momentos é algo enriquecedor.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Gestão Escolar com Ênfase em Coordenação Pedagógica, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

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Referência

MORAES, Laís. Poder do autoconhecimento para ser um professor exponencial. Grupo Rhema Educação, 2022.

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