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Intervenção psicopedagógica em alunos com TDAH

Olá, professores!

Inicialmente, a dinâmica presente no processo de aprendizagem pode contar com elementos indispensáveis para a educação das crianças, sobretudo aquelas que convivem com algum tipo de transtorno como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade). Assim sendo, vale lembrar que além do acompanhamento dos pais e dos educadores em sala de aula, os pequenos também encontram na intervenção psicopedagógica os caminhos necessários para o desenvolvimento de competências e habilidades acadêmicas.

Com isso, é preciso que vocês estejam a par desses tratamentos que visam a uma melhora no desempenho dos alunos. Portanto, tomar conhecimento sobre a eficácia da intervenção psicopedagógica pode contribuir de maneira considerável na condução do ensino oferecido em sala de aula às crianças com TDAH.

Por que a intervenção psicopedagógica é importante?

De acordo com estudos, os pequenos que recebem o diagnóstico de TDAH lidam com situações complexas aos quais determinados fatores são impactados, a saber: percepção de mundo social de maneira mais confusa; tendência a sentir desprezo por si mesmo e déficit de atenção (BERGER, 2001 citado por PINA et al., 2010). Isso significa que o aluno em tal condição pode esbarrar em consequências prejudiciais ao seu processo de desempenho pedagógico.

No entanto, o especialista em psicopedagogia vem ao encontro das necessidades da criança frente aos desafios vivenciados por ela. Ou seja, o psicopedagogo utiliza todo o seu conhecimento de teorias e práticas em nome do compromisso de propor uma intervenção educativa dotada de grande abrangência; além de oferecer consistência no processo de desenvolvimento pedagógico da criança (STROH, 2010).

Qual a relação da psicopedagogia com a atuação dos educadores?

Antes de tudo, torna-se necessário salientar que a essência da função psicopedagógica é a de mediação. Entretanto, muitas pessoas não sabem como essa relação se estabelece no contexto escolar. Para se ter uma ideia, o papel do psicopedagogo é possibilitado pela compreensão do processo que envolve a aprendizagem do aluno em determinado contexto.

Com efeito, cabe ao especialista promover a adequação da criança ao meio em que ele está inserido; no caso, a sala de aula. Esse entendimento pelo profissional de psicopedagogia deve ser facilitado por vocês, professores, a partir da troca de informações entre a didática utilizada e os métodos adotados na rotina da criança. Além disso, a intervenção psicopedagógica é realizada de forma a potencializar habilidades ligadas a cognição, emoção e aspectos psicossociais.

Outro detalhe é que a atuação psicopedagógica prioriza sempre a individualidade do pequeno, respeitando as nuances presentes no TDAH. Portanto, vale enfatizar que as intervenções dessa compreensão têm um caráter totalmente preventivo e terapêutico de maneira que capacite o aluno a uma aprendizagem bem-sucedida.

Inclusive, os professores e os psicopedagogos têm a oportunidade de realizarem um trabalho em conjunto a partir das aulas. Em outras palavras, os terapeutas podem ajudar os educadores na proposição de métodos que sejam eficazes para a compreensão e o aproveitamento dos alunos, principalmente diante das possíveis dificuldades na transmissão e recepção de conteúdos pedagógicos.

Como a intervenção psicopedagógica pode contribuir com os pais do aluno?

Frequentemente, os responsáveis pela criança com TDAH ficam perdidos quanto à forma de auxiliá-los nos deveres de casa. Porém, a importância da intervenção psicopedagógica também reflete nesta situação. Afinal, por meio das orientações do especialista, os pais podem propor aos pequenos as condições de auxílio para suas demandas acadêmicas.

No entanto, deve-se sempre ressaltar que o trabalho dos psicopedagogos é feito em conjunto com a escola. Com isso, os pais dos alunos têm a possibilidade de trocar informações que serão imensamente úteis para o prosseguimento de intervenções voltadas ao desenvolvimento das crianças.

Por fim, é interessante observar que a dinâmica de aprendizagem depende da atuação das três partes referidas no artigo: escola, família e intervenções psicopedagógicas. Todas elas em conjunto tendem a contribuir imensamente com o progresso do pequeno.

Referências:                        

PINA, Ione Lima et al. Avaliação de uma intervenção pedagógica na aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH – no âmbito das políticas públicas do Estado do Pará. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 18, n. 66, 2010.

STROH, Juliana Bielawski. TDAH – diagnóstico psicopedagógico e suas intervenções através da Psicopedagogia e da Arteterapia. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, 2010.

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