Como reconhecer as diferenças entre TDAH e DISLEXIA? Você Professor consegue diferenciar ambos?
A dislexia, como a maioria de vocês sabem, “é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas” (ABD – Associação Brasileira de Dislexia).
Ou seja, a dislexia não afeta de modo algum a inteligência, mas compromete a capacidade de aprender a ler, escrever e falar. Pessoas famosas e até alguns gênios tiveram dislexia, como Walt Disney, Leonardo Da Vinci, Agatha Christie e Henry Ford, por exemplo.
Já o TDAH, que em geral é mais brando que a dislexia, foi definida como “um transtorno que ocorre no cérebro por causas genéticas, apresentando sintomas de desatenção e sintomas de hiperatividade, que vão da infância a vida adulta” (ABDA – Associação Brasileira de Deficit de Atenção).
Claro, é necessário um cuidado especial com alunos que sofrem de TDAH, mas diferentemente do disléxico, esses alunos não apresentam dificuldade em aprender a ler e escrever, mas sim em manter o foco enquanto escreve e lê. Esse transtorno pode ser incomodo para quem está próximo, mas dificilmente incomoda o aluno.
Vejamos alguns sintomas da dislexia:
- Dificuldade em consciência fonológica, com dificuldade em se expressar, troca de letras ou
palavras, dificuldade em memorização. - Dificuldade leitora significativa, dificuldade para ler e escrever, lentidão na leitura, dificuldade
em fazer contas matemáticas. - Dificuldade de atenção para material escrito e para sobre esforço, problemas ou falta de
concentração, coordenação motora não muito boa.
Já em casos de TDAH, os sintomas mais comuns são:
- Dificuldade de atenção significativa em todas as áreas e âmbitos, tanto em atividades
sérias como em atividades lúdicas; pode perder objetos com facilidade; se
distrai rapidamente perdendo o foco em uma atividade ou conversa. - Super ativo e muito impulsivo; bate mãos e pés quando precisa ficar parado por um
tempo sem fazer nada; apresenta inquietação a todo o momento; precisa se levantar,
andar de um lado para o outro; não tem paciência para atividades longas. - Velocidade de processamento afetada, com dificuldade para completar uma tarefa ou seguir
instruções.
Ambos são transtorno de desenvolvimento, e a taxa de comorbidade entre eles é alta, de 25% a 40%. Eles apresentam alguns sintomas em comum, que podem ser:
Como vimos as duas apresentam conseqüências no aprendizado, na socialização e convívio social, podendo influenciar negativamente a criança. Como os sintomas são individuais, e podem apresentar maior ou menor intensidade, um diagnóstico médico e tratamento específicos são fundamentais.
Sendo assim, o acompanhamento é essencial para garantir o pleno desenvolvimento dessas crianças, por isso professor, conhecer bem esses transtornos, saber diferenciá-los, assim como saber conduzir o aprendizado dessas crianças pode ser um diferencial em sua carreira.
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