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Como alfabetizar crianças com livros infantis ilustrados?

A alfabetização de crianças pode encontrar uma série de elementos que contribuem com esse processo desafiador para os pequenos e os educadores. Com isso, a complexidade em torno do desenvolvimento pedagógico dos alunos conta com alguns itens que são interessantes para incrementar ainda mais a dinâmica em questão. Assim sendo, um desses pontos são os livros infantis ilustrados. 

Esse objeto representa muita coisa no universo escolar, de diversão a conhecimento. No entanto, vocês já devem ter visto em outros artigos do Grupo Rhema Educação que é possível aprender de forma lúdica. Afinal, é importante que haja o interesse da criança pelo conteúdo exposto.

Em outras palavras, de nada adianta ensinar sem que o pequeno se sinta atraído ao que é mostrado em sala de aula. Inclusive, a alfabetização é um aprendizado determinante e que vai refletir de maneira aprofundada na vida do pequeno. Portanto, saber como os livros infantis ilustrados são utilizados para alfabetizar os alunos é um passo e tanto para o sucesso desse objetivo. 

O que fazer para escolher os temas?

Primeiramente, a escolha das obras é um detalhe que faz toda a diferença. Para isso, criar uma caixinha literária tende a ajudar muito na elaboração da lista de livros que serão usados. Dessa forma, vocês podem pré-selecionar os materiais com o auxílio da coordenação pedagógica. 

A participação dos pais ou responsáveis também vale, principalmente no que diz respeito à sugestão de títulos que podem ser trabalhados em sala. Caso haja uma adequação à finalidade proposta de alfabetizar os pequenos. 

Como os livros infantis ilustrados são usados para alfabetizar?

A princípio, os educadores precisam desempenhar a sua vertente de interpretação. Ou seja, a entrega dos professores à produção de vozes caricatas são um ingrediente muito bacana para chamar a atenção dos alunos. 

Com isso, o aspecto lúdico da aprendizagem contribui bastante para incentivar os pequenos a descobrirem os encantos que os livros podem trazer. Assim, vocês têm uma missão importante, já que entreter e ensinar são funções que exigem muita dedicação.

Diante disso, vejam o que pode ser feito:

– Leiam trechos da história retratada utilizando estratégias sonoras como onomatopeias e vozes dos personagens;

– Ao interagir com os alunos por meio dos livros infantis ilustrados, vocês podem escolher determinado objeto representado nas páginas. A partir desse ponto, perguntem às crianças algo relacionado a esses itens. Para melhorar, que tal soletrar a palavra trabalhada? Eis uma excelente oportunidade;

– Além disso, esses livros contam com um design muito especial, com páginas bem-elaboradas e que apostam na criatividade para expor uma história (seja ela um conto ou uma fábula, por exemplo). Dessa forma, desenvolver atividades que estimulem o repertório dos pequenos é fundamental;

– Conhecer a fauna e a flora é muito importante. Com isso, trabalhem com os alunos induzindo a turma a adivinhar o nome dos bichos e das árvores. Entretanto, criem uma situação onde a curiosidade dos pequenos é constantemente aguçada. Para ajudar, vocês podem perguntar em que lugar vive o peixe, por exemplo;

– Os estímulos também encontram espaço no objetivo de apresentar aos pequenos as pequenas quantidades, como quantos patinhos aparecem na história, quantas maçãs tem o Sr. Urso; quantos vestidos tem a Dona Baratinha e por aí vai.

Qual a importância da participação das crianças? 

Durante o processo de alfabetização, a interação das crianças com os professores e os livros infantis ilustrados é um ponto fundamental. Dessa forma, quando os pequenos participam das atividades, eles passam a ter um papel considerável na construção do próprio conhecimento.

Em outras palavras, eles podem opinar, sugerir, perguntar, contribuir de todas as maneiras que aumentem o seu conhecimento e todo o repertório que os ajudarão em seu próprio desenvolvimento. Assim sendo, vocês podem induzi-los a uma participação bastante proveitosa na elaboração das tarefas envolvendo os livros ilustrados. 

Como os pais podem contribuir no ambiente doméstico?

Dentro de casa, a criança também pode ser estimulada. Isso significa que os livros têm um destaque especial na vida dos pequenos além dos muros da escola. Afinal, os pais ou responsáveis têm um dever muito nobre: incentivo à leitura. 

No entanto, esse processo não pode ser solitário. Com isso, é importante que os adultos estejam próximos e leiam para os pequenos a fim de trabalhar aspectos indispensáveis para a alfabetização, como o desenvolvimento de competências e habilidades.

Como se diferenciar?

Vocês viram acima que para unir a leitura e a utilização de livros infantis ilustrados, a criatividade e o conhecimento são elementos indissociáveis. Isso é um diferencial, pois muitos profissionais ainda encontram dificuldade para lidar com a contação de histórias de forma a atrair a atenção das crianças. 

Portanto, para aprofundar tudo isso, o curso de Pós-Graduação em Arteterapia, Musicalização e Contação de História no Ambiente Escolar, do Grupo Rhema Educação, é a especialização adequada. Com aulas dinâmicas – online ao vivo – professores experientes e materiais atualizados, a sua carreira na educação tende a encontrar um caminho cheio de possibilidades. 

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