Acessibilidade:

Como a Neurociência ajuda a lidar com a indisciplina em sala de aula?

Ensinar é um dos trabalhos mais desafiadores que existem. É preciso ter empatia, conhecimento sobre o assunto e paciência para lidar com a diversidade de crianças que se encontram numa sala de aula. Mas você já parou para pensar como a Neurociência pode contribuir para melhorar a indisciplina em sala de aula com seus alunos? Descubra neste artigo!

Repreensão não funciona para lidar com a indisciplina em sala de aula

As estratégias usadas atualmente por parte dos professores para lidar com a indisciplina em sala de aula estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado.

Não é de hoje que sabemos que a repreensão não funciona. A neurociência nos mostra que o cérebro humano não é capaz de processar mais do que uma informação por vez, e quando estamos sob estresse, essa capacidade diminui ainda mais. Quando somos repreendidos, entramos em um estado de estresse, o que nos impede de processar as instruções que estão sendo dadas. Em outras palavras, a repreensão só nos faz perder o foco no que realmente importa.

Uma pesquisa realizada em 2008 pela Organização dos Estados Ibero-Americanos com cerca de 8,7 mil professores mostrou que 83% deles defendem medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, 67% acreditam que a expulsão é o melhor caminho e 52% acham que deveria aumentar o policiamento nas escolas.

Se a repreensão funcionasse, a indisciplina em sala de aula não seria apontada como o aspecto da Educação com o qual é mais difícil lidar em sala de aula.

Até mesmo os alunos acreditam que o problema vem crescendo. Em investigação feita em 2006 por Isabel Leme, da Universidade de São Paulo (USP), com 4 mil estudantes das redes pública e privada de São Paulo, mais de 50% deles afirmaram que os conflitos aumentaram mesmo nas escolas que estão cada vez mais rígidas.

https://youtu.be/CG5EEiA_gvg

A disciplina em sala de aula começa pelo professor

Os alunos têm um comportamento diferente em sala de aula quando estão diante de um professor disciplinado. Eles são mais atentos, participativos e abertos a novas ideias. Além disso, os alunos também se sentem mais motivados e seguros para aprender.

Algumas técnicas de disciplina que o professor deve trabalhar em sala de aula são:

Autoridade

O que se espera da escola é conhecimento. É isso que faz o aluno respeitar o ambiente à sua volta. Se a aula está um tédio, ele vai procurar algo mais interessante para fazer.

Didática adequada

Não adianta exigir que os alunos cumpram as tarefas se a estratégia de ensino e o tema não dizem nada a eles.

Regras

Quando a conversa é sempre proibida, você perde a chance de favorecer a troca de ideias.

Relação de diálogo

O diálogo é de extrema importância para melhorar o relacionamento entre professor e aluno e entre escola e família. As regras da escola e da sala de aula devem ser expostas de forma clara e os alunos e familiares devem ter abertura para buscar entendê-las e para expor seus valores. Quando conversando com os pais e responsáveis do aluno indisciplinado, é importante que o tom seja propositivo, buscando uma solução em conjunto.

Inovar na estratégia de aula

Os jovens de hoje encontram dificuldade de concentração em aulas expositivas. Isso se deve ao fato de estarem inseridos em uma sociedade moderna, onde é possível ter acesso ao conteúdo que o professor daria em sala de aula na palma de suas mãos. Sendo assim, é importante que o docente mude sua estratégia de aula. Em vez de trabalhar apenas com aulas expositivas, é interessante que novas metodologias sejam inseridas.

Saiba reagir aos problemas e dificuldades

O educador deve ter calma e equilíbrio para reagir aos problemas e situações de indisciplina. Competir com um grupo de alunos falando alto é ineficaz. Gritar causa uma visão negativa dos jovens em relação ao professor, propiciando um clima de estresse e tensão. Por isso, é importante manter o tom de voz e, por meio do diálogo tranquilo, estabelecer combinados para dentro da sala de aula.

Organize o ambiente

Uma sala de aula organizada, limpa e com a correta disposição de mesas e cadeiras favorece uma aula mais proveitosa. A falta de organização, objetos espalhados pela sala e disposição desorganizada dos alunos compromete a concentração e o aprendizado.

Estimule a autonomia

Muitas vezes, alunos se mostram indisciplinados para mostrar que alguma regra da escola não funciona. Em um ambiente em que a autonomia é estimulada, os alunos se sentem mais abertos para expor suas ideias e pontos de vista e tomam decisões mais responsáveis.

Incentive a cooperação

Quando os alunos entendem que seu comportamento influencia no desempenho dos colegas e criam uma cultura de cooperação, questões disciplinares tendem a melhorar. Além disso, quando enxergam o professor como parceiro do processo de aquisição de conhecimento e não como vilão, a relação melhora e o impacto na indisciplina em sala de aula é positivo.

Por que aprender a lidar com a indisciplina em sala de aula é tão importante?

A disciplina é importante a alcançar na escola por vários motivos. Primeiro, ela ajuda os alunos a se concentrarem e aprenderem melhor. Quando os alunos são disciplinados, eles ficam mais atentos às aulas e conseguem prestar mais atenção às instruções e assimilar melhor o conteúdo. Além disso, a disciplina também ajuda os alunos a se sentirem mais confiantes em sala de aula. A disciplina também promove um ambiente de aprendizagem mais positivo e gratificante para todos os envolvidos.

Quer aprender a aplicar estratégias comprovadas da Neurociência e da Neuropedagogia para acelerar o processo de aprendizagem dos alunos nas áreas emocionais, sociais, cognitivas e no desenvolvimento de habilidades e competências? Conheça a pós-graduação em Neurociência e Neuropedagogia na Educação. Clique aqui e veja mais informações!

Continue lendo

Como conviver com uma criança com TDAH

Olá, professores! Por acaso há algum aluno com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) em sua turma? A […]

Projeto: Sim, Sou Diferente, Porém Aprendo!

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, reconhece e premia iniciativas que promovem inclusão social por […]