Acessibilidade:

Com que idade posso dizer que uma criança tem TDAH?

Você sabe em qual faixa etária se evidenciam os sinais do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?

Afinal, de que maneira ele é diagnosticado? Como identificar se a criança é hiperativa ou apenas demonstra uma quantidade de energia comum à fase em que se encontra? As respostas você confere a seguir no blog de hoje, acompanhe!

Afinal, o que é mesmo TDAH?

Tendo como características o comportamento de inquietude, extrema desatenção, impulsividade, desorganização e demais indícios, o TDAH é considerado como um transtorno neurobiológico.

É muito comum que a manifestação de sintomas ocorram antes dos 7 anos e conforme estudos, há uma estimativa que cerca de 5% da população adulta apresente o transtorno.

Criança com TDAH: identificando sinais 

Sabia que os sinais e sintomas do TDAH podem ser divididos em dois grupos principais? São eles: desatenção e hiperatividade/impulsividade. A seguir, veremos algumas das condições que os pais devem ficar em alerta para identificar possíveis sintomas de uma criança com TDAH:

Sinais de desatenção

  • Dificuldade em prestar atenção aos detalhes;
  • Dificuldade em seguir instruções e completar tarefas;
  • Dificuldade em manter o foco em atividades;
  • Dificuldade em organizar tarefas e atividades;
  • Dificuldade em prestar atenção em conversas;
  • Dificuldade em lembrar de coisas.

Sinais de hiperatividade/impulsividade

  • Dificuldade em ficar sentado;
  • Dificuldade em permanecer quieto;
  • Fala excessiva;
  • Corrida ou movimento constante;
  • Dificuldade em esperar a sua vez;
  • Interrupção ou intromissão nas atividades de outras pessoas.

Criança com TDAH: quando ela pode ser diagnosticada? 

O diagnóstico de TDAH é feito por um profissional de saúde mental, como um psiquiatra, psicólogo ou neurologista. O diagnóstico é baseado no número, frequência e gravidade dos sinais e sintomas. O profissional também pode considerar a história familiar e o desenvolvimento da criança.

Os sinais de TDAH geralmente começam a aparecer em crianças a partir dos 3 anos de idade. No entanto, o diagnóstico costuma ser feito quando a criança está em idade pré-escolar, entre 4 e 6 anos. Isso ocorre porque os sintomas do TDAH podem não interferir significativamente no desempenho acadêmico e social até os anos escolares intermediários. Além disso, é importante notar que nem toda criança que apresenta sintomas de hiperatividade tem TDAH, portanto, uma investigação adequada para diagnóstico diferencial deve ser realizada.

Como é o tratamento? 

Em linhas gerais, quando pensamos no tratamento do TDAH, dentre as iniciativas mais utilizadas temos a inclusão de medicamentos, terapia comportamental e mesmo mudanças no estilo de vida. 

Os medicamentos são geralmente usados para tratar os sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade. A terapia comportamental pode ajudar a criança a desenvolver habilidades de autocontrole e atenção.

As mudanças no estilo de vida podem incluir criar uma rotina regular e evitar estimulantes, como cafeína e açúcar.

Você que lida em sua esfera profissional com  crianças, adolescentes e adultos com TDAH e Dislexia no contexto Escolar, Familiar e Clínico, sabia que pode transformar positivamente cada uma dessas vidas?  

Com nosso Programa de Pós-Graduação inédito e inovador, você terá acesso a estratégias práticas e efetivas baseadas em evidências científicas. Não perca esta oportunidade de avançar com conhecimentos que geram resultados efetivos! Clique aqui e fale com um dos nossos consultores agora!

Referências

  1. American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Washington, DC: American Psychiatric Association; 2013.
  2. American Academy of Pediatrics. Attention-deficit/hyperactivity disorder: diagnosis, assessment, and treatment. Pediatrics. 2019;144(4):e20192528.
  3. Barkley RA. Attention-deficit hyperactivity disorder: a handbook for diagnosis and treatment. 3rd ed. New York: Guilford Press; 2013.
  4. National Institute of Mental Health. Attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD). NIH website. https://www.nimh.nih.gov/health/topics/attention-deficit-hyperactivity-disorder-adhd/index.shtml. Accessed May 2, 2023.

Continue lendo

O que é Neuroeducação? E qual é a sua importância?

A sala de aula não muda apenas com mais conteúdo; ela se transforma quando entendemos como cada cérebro aprende. É […]

Qual a melhor pós-graduação na área de Pedagogia?

O dia a dia de um profissional que trabalha com educação é repleto de desafios, necessidades e demandas. Por isso, […]

Estratégias de intervenção para alunos com Dislexia

A princípio, o desenvolvimento de uma pessoa passa por uma série de fatores. Entretanto, é possível que haja casos em […]

O que é Neuroeducação? E qual é a sua importância?
A sala de aula não muda apenas com mais conteúdo; ela se transforma quando entendemos como cada cérebro aprende. É exatamente aqui que entra a neuroeducação. https://www.youtube.com/watch?v=gSdrjHe2TV8 Em outras palavras, trata-se de aplicar achados científicos sobre atenção, memória, emoção e neuroplasticidade para desenhar aulas simples, inclusivas e eficazes. Assim, cada...
Qual a melhor pós-graduação na área de Pedagogia?

O dia a dia de um profissional que trabalha com educação é repleto de desafios, necessidades e demandas. Por isso, […]

Estratégias de intervenção para alunos com Dislexia

A princípio, o desenvolvimento de uma pessoa passa por uma série de fatores. Entretanto, é possível que haja casos em […]