A Criança e a Música: Como Trabalhar a Percepção Musical?
POR QUE ESTIMULAR A MÚSICA NAS CRIANÇAS?
Olá pais e professores, tudo bem?
Sabemos que música é um assunto que soa bem a qualquer ouvido não é mesmo? E você sabia que soa muito mais na primeira infância?
Pesquisas e estudos científicos nos mostram que crianças que crescem em ambientes ricos em estímulos de qualidade desenvolvem o cérebro mais rapidamente.
Hoje, sabemos que atividades estimulantes podem produzir mudanças na estrutura cerebral, principalmente nos primeiros 6 anos de vida.E a musicoterapia muito trabalhada em crianças AUTISTAS.
Confira esta matéria em nosso Blog, como a música interessa à criança desde bem pequena, por isso, deve ser utilizada para estimulá-la, fazendo com que seu desenvolvimento seja leve e crescente, assim como um passo de dança!
Boa leitura 😉
A CRIANÇA E A MÚSICA: COMO TRABALHAR A PERCEPÇÃO MUSICAL?
O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva.
A expressão musical das crianças nessa fase é caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivo e afetivo e pela exploração (sensório-motora) dos materiais sonoros.
As crianças integram a música às demais brincadeiras e jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo “personalidade” e significados simbólicos aos objetos sonoros ou instrumentos musicais e à sua produção musical.
Os conteúdos podem ser tratados em contextos que incluem a reflexão sobre aspectos referentes aos elementos da linguagem musical.
O professor poderá aproveitar situações de interesse do grupo, transformando-as em improvisações musicais.
Poderá, por exemplo, explorar os timbres de elementos ligados a um projeto sobre o fundo do mar (a água do mar em seus diferentes momentos, os diversos peixes, as baleias, os tubarões, as tartarugas etc.)
O professor deve observar o que e como cantam as crianças, tentando aproximar-se, ao máximo, de sua intenção musical.
Os contos de fadas, a produção literária infantil, assim como as criações do grupo são ótimos materiais para o desenvolvimento dessa atividade que poderá utilizar-se de sons vocais, corporais, produzidos por objetos do ambiente, brinquedos sonoros e instrumentos musicais.
Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender o que é a linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles.
Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música.
A atividade deve estar muito ligada à descoberta e à criatividade.
Trabalhar com música na educação infantil melhora a sensibilidade, o raciocínio lógico e a expressão corporal.
A música é a linguagem que organiza som e silêncio. A criança vai tomar consciência da linguagem musical se conseguir ouvir e diferenciar sons, ritmos e alturas, saber que um som pode ser grave ou agudo, curto ou longo, forte ou suave.
Apreciação musical:
– Instrumentar as músicas e as atividades realizadas no período,
– Os instrumentos musicais que:
- Mais gostam e que menos gostam,
- Sua utilidade,
– Como e porque construir um instrumento musical,
– O aproveitamento de sucata para isso e sua importância ecológica nesse fazer,
– Perceber e descobrir a importância dos instrumentos musicais para a música,
– Desenvolver o respeito pela natureza através da música
Desenvolver a coordenação motora:
– Usar todas as aulas do período para desenvolver atividades que proponham movimentar o corpo sob vários ritmos e canções
Desenvolver a coordenação motora fina
– Poder se expressar espontaneamente combinando movimento e música,
– Improvisar movimentos/ maior desenvoltura na ação para:
- Desinibir,
- Socializar,
– Poder se expressar espontaneamente combinando movimento e música,
– Improvisar movimentos/ maior desenvoltura na ação
Desenvolver a memória musical:
– Desenvolver a expressão verbal (versos na roda),
– Escutar a si e ao outro,
– Respeitar o outro quando escolhido,
– Respeitar a seqüência da brincadeira
Diferenciação de sons:
– Progredir no controle da voz ampliando sua expressão verbal,
– Conhecimento das qualidades do som, altura do som agudo e grave,
– Perceber timbres, representando os movimentos, agrupando e organizando,
– Explorar o som da própria voz (gritando, chorando, sussurrando, murmurando),
– Formar grupos dos sons,
– Introduzir o silêncio,
– Trabalhar o timbre
Para as crianças, os conteúdos relacionados ao fazer musical deverão ser trabalhados em situações lúdicas, fazendo parte do contexto global das atividades.
A escuta é uma das ações fundamentais para a construção do conhecimento referente à música.
O professor deve procurar ouvir o que dizem e cantam as crianças, a “paisagem sonora” de seu meio ambiente e a diversidade musical existente: o que é transmitido por rádio e TV, as músicas de propaganda, as trilhas sonoras dos filmes, a música do folclore, a música erudita, a música popular, a música de outros povos e culturas.
As marcas e lembranças da infância, os jogos, brinquedos e canções significativas da vida do professor, assim como o repertório musical das famílias, vizinhos e amigos das crianças, podem integrar o trabalho com música.
É importante desenvolver nas crianças atitudes de respeito e cuidado com os materiais musicais, de valorização da voz humana e do corpo como materiais expressivos.
Precisamos entender que a educação musical não visa a formação do músico profissional.
Um professor que canta com seus alunos sala de aula está oferecendo um tipo de vivência, mas essa vivência não pode se limitar apenas a essa atividade. É importante destacar que a música deve estar presente na escola como um dos elementos formadores do indivíduo.
BRINCADEIRAS PARA TRABALHAR A PERCEPÇÃO
Caixinha surpresa
Colocar em uma caixinha vários nomes (ou figuras) de animais e objetos sonoros. Ao ritmo de uma parlenda de escolha, as crianças passam a caixinha de mão em mão. Ao final da parlenda, aquele que ficou com a caixa na mão retira um nome e tenta imitar o seu som para que a turma adivinhe qual é o animal ou objeto sonoro.
Telefone
Para a descoberta do timbre.
Um telefone de brinquedo ou um objeto que possa representar o aparelho.
As crianças passam de mão em mão enquanto um escolhido fica de costas para a turma. A criança que está de costas emite um som imitando a chamada do telefone. Aquele que estiver com o telefone na mão dirá “Alô” e a outra criança deverá adivinhar quem atendeu a sua chamada.
Um telefone de brinquedo ou um objeto que possa representar o aparelho.
As crianças passam de mão em mão enquanto um escolhido fica de costas para a turma. A criança que está de costas emite um som imitando a chamada do telefone. Aquele que estiver com o telefone na mão dirá “Alô” e a outra criança deverá adivinhar quem atendeu a sua chamada.
Mais sobre exploração de timbre
Em roda, cada criança terá um instrumento (produzido em aula ou não) e uma criança no meio da roda de olhos vendados. Ao sinal do orientador, um instrumentista da roda toca seu instrumento. A criança de olhos vendados deverá indicar de onde vem o som e que instrumento foi tocado.
Gostou deste conteúdo?? Conheça nosso curso de Psicomotricidade, e saiba sobre a Percepção Musical e muito mais, para ajudar o seu aluno.