Semelhanças e diferenças do TDAH e Dislexia
Olá, professores!
Primeiramente, a educação é uma área que permite o contato com diferentes perfis dentro de uma sala de aula. Portanto, essa miscelânea de personalidades pode significar um verdadeiro desafio para todos vocês. Com isso, algumas questões sempre vêm à tona, sobretudo aquelas em relação à aprendizagem e a detalhes associados, como condições, transtornos, distúrbios. Assim sendo, é importante esclarecer dúvidas em torno de temas de extrema relevância para o processo pedagógico, tais como o TDAH e a Dislexia.
No entanto, muitos educadores podem ficar confusos quanto às semelhanças e diferenças existentes entre o TDAH e a Dislexia. Curiosamente, ambos estão ligados direta e indiretamente à dinâmica do aprendizado. Por isso, conhecer seus pontos principais é um ponto crucial para que se realize um trabalho eficiente baseado em ações estratégicas no contexto escolar.
Quais as semelhanças que existem entre o TDAH e a Dislexia?
Antecipadamente, ambos os distúrbios afetam o aspecto pedagógico do aluno. Além disso, eles compartilham algumas semelhanças no que diz respeito a determinados sintomas. No entanto, reitera-se que TDAH e Dislexia são transtornos diferentes. Afinal, quais são os pontos em que se assemelham?
A princípio, os principais aspectos que os ligam é o sintoma de desatenção e dispersão, muito comum entre o TDAH e a Dislexia. Nesses casos, o rendimento do aluno pode ficar comprometido em função desses dois quadros, uma vez que a falta de atenção e os momentos em que ele fica mais disperso impactam na aprendizagem das crianças.
Ademais, vale salientar que o TDAH e a Dislexia são condições com um grau de prevalência considerável na infância. Dessa forma, um dado importante para esclarecimento é que a taxa de comorbidade entre eles é elevada e bidirecional. Em outras palavras, a taxa gira em torno de 25% a 40% das crianças com TDAH que manifestam sintomas da Dislexia e vice-versa. No entanto, a dificuldade de leitura, dentro da comorbidade indicada, tende a se relacionar mais com a desatenção do que outros sintomas do TDAH.
Quais as diferenças entre o TDAH e a Dislexia?
Uma vez que ambos os distúrbios são distintos, é possível estabelecer os pontos que diferenciam um do outro. Nesse sentido, torna-se necessário apontar que o TDAH é caracterizado por sintomas primários e persistentes, cuja influência caracteriza níveis disfuncionais. No caso da Dislexia, afirma-se o seu caráter específico, ao qual a especificidade para decodificar torna-se evidente. No entanto, vejam abaixo alguns dos principais sintomas do TDAH e da Dislexia.
São sintomas do TDAH:
– Dificuldade de concentração;
– Problemas para seguir instruções;
– Falta de atenção a detalhes;
– Não conseguem terminar tarefas que haviam iniciado;
– Inquietação;
– Falar sem parar e precipitação;
– Impaciência.
São sintomas da Dislexia:
– Dificuldade para adquirir habilidades de leitura e escrita;
– Problemas com a coordenação motora fina;
– Confusão para discernir direita e esquerda;
– Vocabulário aquém do esperado para a idade;
O que se sabe sobre o TDAH e a Dislexia?
Evidentemente, ressalta-se a necessidade de expor os tópicos que os caracterizam e enfatizar: os distúrbios, embora compartilhem alguns pontos semelhantes, são distintos um do outro. Para saber mais sobre eles, confiram abaixo algumas informações que podem ajudá-los na compreensão acerca do TDAH e da Dislexia.
– TDAH
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é definido como um distúrbio neurobiológico, cujas causas genéticas aparecem logo na infância e acompanham a pessoa por toda a sua vida. De toda forma, há tratamentos que visam ao controle de seus principais sintomas, tais quais se constituem em três eixos: a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade.
– Dislexia
A Dislexia, por sua vez, é um transtorno específico de aprendizagem, igualmente de origem neurobiológica, mas os pontos que a caracterizam são a dificuldade no reconhecimento preciso e fluente da palavra; como também na habilidade de decodificação e soletração. Portanto, é possível afirmar que tais sinais são resultantes de um déficit que ocorre no componente fonológico da linguagem da criança.
Que ações estratégicas podem ser utilizadas?
– Aulas expositivas com riqueza de material;
– Atividades alternativas para impulsionar o aprendizado;
– Materiais em audiovisual para aumentar o interesse da criança;
– Leitura em voz alta dos textos;
– Propiciar um tempo maior para o aluno em atividades que demandem tempo maior para sua realização;
– Outros.
Referências
Déficit de Atenção e Dislexia na Escola. Associação Brasileira de Déficit de Atenção, 2016.
O que é Dislexia? Associação Brasileira de Dislexia, 2016.
O que é TDAH? Associação Brasileira de Déficit de Atenção, 2016.