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Semelhanças e diferenças do TDAH e Dislexia

Olá, professores!

Primeiramente, a educação é uma área que permite o contato com diferentes perfis dentro de uma sala de aula. Portanto, essa miscelânea de personalidades pode significar um verdadeiro desafio para todos vocês. Com isso, algumas questões sempre vêm à tona, sobretudo aquelas em relação à aprendizagem e a detalhes associados, como condições, transtornos, distúrbios. Assim sendo, é importante esclarecer dúvidas em torno de temas de extrema relevância para o processo pedagógico, tais como o TDAH e a Dislexia.

No entanto, muitos educadores podem ficar confusos quanto às semelhanças e diferenças existentes entre o TDAH e a Dislexia. Curiosamente, ambos estão ligados direta e indiretamente à dinâmica do aprendizado. Por isso, conhecer seus pontos principais é um ponto crucial para que se realize um trabalho eficiente baseado em ações estratégicas no contexto escolar.

Quais as semelhanças que existem entre o TDAH e a Dislexia?  

Antecipadamente, ambos os distúrbios afetam o aspecto pedagógico do aluno. Além disso, eles compartilham algumas semelhanças no que diz respeito a determinados sintomas. No entanto, reitera-se que TDAH e Dislexia são transtornos diferentes. Afinal, quais são os pontos em que se assemelham?

A princípio, os principais aspectos que os ligam é o sintoma de desatenção e dispersão, muito comum entre o TDAH e a Dislexia. Nesses casos, o rendimento do aluno pode ficar comprometido em função desses dois quadros, uma vez que a falta de atenção e os momentos em que ele fica mais disperso impactam na aprendizagem das crianças.

Ademais, vale salientar que o TDAH e a Dislexia são condições com um grau de prevalência considerável na infância. Dessa forma, um dado importante para esclarecimento é que a taxa de comorbidade entre eles é elevada e bidirecional. Em outras palavras, a taxa gira em torno de 25% a 40% das crianças com TDAH que manifestam sintomas da Dislexia e vice-versa. No entanto, a dificuldade de leitura, dentro da comorbidade indicada, tende a se relacionar mais com a desatenção do que outros sintomas do TDAH.

Quais as diferenças entre o TDAH e a Dislexia?

Uma vez que ambos os distúrbios são distintos, é possível estabelecer os pontos que diferenciam um do outro. Nesse sentido, torna-se necessário apontar que o TDAH é caracterizado por sintomas primários e persistentes, cuja influência caracteriza níveis disfuncionais. No caso da Dislexia, afirma-se o seu caráter específico, ao qual a especificidade para decodificar torna-se evidente. No entanto, vejam abaixo alguns dos principais sintomas do TDAH e da Dislexia.

São sintomas do TDAH:

– Dificuldade de concentração;

– Problemas para seguir instruções;

– Falta de atenção a detalhes;

– Não conseguem terminar tarefas que haviam iniciado;

– Inquietação;

– Falar sem parar e precipitação;

– Impaciência.

São sintomas da Dislexia:

– Dificuldade para adquirir habilidades de leitura e escrita;

– Problemas com a coordenação motora fina;

– Confusão para discernir direita e esquerda;

– Vocabulário aquém do esperado para a idade;

O que se sabe sobre o TDAH e a Dislexia?

Evidentemente, ressalta-se a necessidade de expor os tópicos que os caracterizam e enfatizar: os distúrbios, embora compartilhem alguns pontos semelhantes, são distintos um do outro. Para saber mais sobre eles, confiram abaixo algumas informações que podem ajudá-los na compreensão acerca do TDAH e da Dislexia.

– TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é definido como um distúrbio neurobiológico, cujas causas genéticas aparecem logo na infância e acompanham a pessoa por toda a sua vida. De toda forma, há tratamentos que visam ao controle de seus principais sintomas, tais quais se constituem em três eixos: a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade.

– Dislexia

A Dislexia, por sua vez, é um transtorno específico de aprendizagem, igualmente de origem neurobiológica, mas os pontos que a caracterizam são a dificuldade no reconhecimento preciso e fluente da palavra; como também na habilidade de decodificação e soletração. Portanto, é possível afirmar que tais sinais são resultantes de um déficit que ocorre no componente fonológico da linguagem da criança.

Que ações estratégicas podem ser utilizadas?

– Aulas expositivas com riqueza de material;

– Atividades alternativas para impulsionar o aprendizado;

– Materiais em audiovisual para aumentar o interesse da criança;

– Leitura em voz alta dos textos;

– Propiciar um tempo maior para o aluno em atividades que demandem tempo maior para sua realização;

– Outros.

Referências

Déficit de Atenção e Dislexia na Escola. Associação Brasileira de Déficit de Atenção, 2016.

O que é Dislexia? Associação Brasileira de Dislexia, 2016.

O que é TDAH? Associação Brasileira de Déficit de Atenção, 2016.

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