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Psicomotricidade: 12 Atividades Essenciais

A Psicomotricidade é uma das bases mais importantes para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. Dessa forma, essa etapa, que compreende dos 4 aos 6 anos de idade, é marcada pela construção da autonomia, da identidade e da capacidade de tomar decisões.

Logo, é nesse período que se formam atitudes e comportamentos que terão impacto por toda a vida. Por isso, é fundamental que o educador planeje atividades que estimulem a Psicomotricidade, favorecendo o equilíbrio entre o corpo, o movimento, as emoções e o pensamento.

Entendendo o desenvolvimento infantil e a Psicomotricidade

É justamente nessa fase que as crianças apresentam características bem distintas como por exemplo:

  • Algumas são extremamente ativas, cheias de energia e têm dificuldade em permanecer sentadas por muito tempo.
  • Outras têm menor concentração, distraem-se facilmente e ainda estão desenvolvendo a noção de tempo e espaço.
  • Lidam intensamente com as emoções, desejam ser o centro das atenções e preferem rotinas estáveis, resistindo a mudanças.
  • Brincam em grupo, aprendem a partilhar e a ceder a vez, participando de jogos como amarelinha e faz de conta.
  • Podem ser briguentas, mas já são capazes de ouvir, raciocinar e fazem muitas perguntas — é a fase dos “porquês”.

Além disso, a motricidade também apresenta grandes progressos. As crianças já conseguem por exemplo:

  • Vestir-se e despir-se sozinhas;
  • Controlar movimentos isolados de partes do corpo (mãos, pés, braços);
  • Demonstrar interesse por brincadeiras de velocidade e rapidez.

No entanto:

  • Ainda é difícil jogar com crianças mais velhas, pois mudam as regras com frequência;
  • O brincar é paralelo, não totalmente cooperativo;
  • Compreendem regras, mas as seguem apenas por períodos curtos.

Portanto, o estímulo das capacidades físicas, cognitivas e emocionais deve ocorrer de forma gradual e prazerosa, nunca por obrigação. Sendo assim, quando a atividade é tratada como brincadeira ou diversão, o aprendizado acontece naturalmente, e a criança se envolve de forma espontânea e motivada.

Como planejar atividades que desenvolvem a Psicomotricidade

O profissional de Educação Infantil precisa compreender o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e psicomotor das crianças. Dessa forma, é importante lembrar que cada uma tem seu próprio ritmo, determinado pela história de vida e pelas oportunidades oferecidas pelo ambiente.

Essas variações não devem ser vistas como “atrasos” ou “deficiências”, mas como parte da diversidade infantil. Logo, o educador deve promover a participação ativa, permitindo que a criança exponha suas ideias e construa o conhecimento com autonomia.

Além disso, é o professor que orienta e observa, sempre avaliando o processo de desenvolvimento integral. Por isso, a melhor forma de fazer isso é por meio do brincar, que possibilita experimentar, criar, reinventar e descobrir.

Brincadeiras que estimulam a Psicomotricidade

O ato de brincar estimula a curiosidade, a iniciativa, a autoconfiança, a imaginação e a inteligência. Além disso, fortalece a concentração, a atenção, o engajamento e a interação social. Ou seja, no campo físico, o ideal é incentivar atividades regulares e prazerosas, e não punitivas ou excessivamente competitivas. A diversão e a regularidade são a chave para o sucesso.

Desse modo, introduzir o exercício físico através de brincadeiras é a melhor forma de despertar o gosto pelo movimento. As atividades devem ser desafiadoras, mas equilibradas — nem difíceis demais, nem fáceis demais. Logo, quando uma tarefa é impossível, a criança se frustra; quando é muito simples, perde o interesse.

O segredo está em tornar as aulas divertidas. Um professor descansado e animado contagia os alunos, garantindo que a prática se mantenha prazerosa. Ou seja, quanto mais lúdico for o ensino, maior será o aprendizado. As brincadeiras devem estimular coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal e linguagem como forma de comunicação.

Além disso, aos 5 anos, se o desenvolvimento estiver harmonioso, a criança pode começar a explorar esportes como natação, futebol ou ballet — sempre de forma leve e prazerosa.

Vantagens das atividades de Psicomotricidade para crianças de 5 anos

As atividades de Psicomotricidade trazem benefícios diretos ao corpo e à mente das crianças. Desde cedo, o estilo de vida acelerado e o uso excessivo de telas podem causar por exemplo:

  • Falta de concentração e má postura;
  • Sedentarismo e cansaço precoce;
  • Dores e queixas de atenção na adolescência.

Sendo assim, antes, as brincadeiras exigiam movimento — subir em árvores, jogar bola, brincar de esconde-esconde e queimada. Entretanto, hoje, muitas crianças passam horas sentadas diante de telas, com posturas incorretas.

Por isso, estimular o movimento é essencial para:

  • Desenvolver coordenação e equilíbrio;
  • Melhorar percepção espacial e temporal;
  • Reforçar a ligação entre corpo e mente.

Atividades de Psicomotricidade para Educação Infantil (4 e 5 anos)

Atividade 1: Bola por cima, bola por baixo (coordenação motora)

Objetivo: trabalhar coordenação, concentração e velocidade.
Execução: duas fileiras, alunos passando a bola por cima da cabeça e depois por baixo das pernas. A sequência alterna os movimentos, estimulando atenção e ritmo.

Atividade 2: Corrida do Saci (equilíbrio e velocidade)

Objetivo: desenvolver equilíbrio e controle corporal.
Execução: crianças pulam em uma perna só, como sacis, até a linha de chegada. Quem errar paga uma prenda divertida.

Atividade 3: Pega-pega (agilidade e cooperação)

Objetivo: aprimorar atenção e reflexos.
Execução: o pegador toca outro aluno, que se torna o novo pegador. Pode variar com pega-ajuda ou corrente, promovendo cooperação.

Atividades de Psicomotricidade para 5 anos – Coordenação Motora

1. Corda

Objetivo: desenvolver equilíbrio, lateralidade e tônus muscular.
Execução: andar sobre a corda no chão, de frente e de costas, depois pular de um lado para o outro. Pode ser usada também como cabo-de-guerra em duplas.

2. Esponjas

Objetivo: estimular coordenação fina e força manual.
Execução: retirar esponjas molhadas de uma bacia e espremer, fortalecendo os músculos das mãos.

3. Sapos em Fila

Objetivo: coordenação e trabalho em grupo.
Execução: em fileiras, as crianças pulam juntas até a linha de chegada. Se a fila romper, voltam ao início.

Atividades de Psicomotricidade para a Educação Infantil

1. Caminhada Companheira

Objetivo: promover tolerância e cooperação.
Execução: em fila, as crianças mantêm distância com as mãos nos ombros dos colegas. Devem controlar o ritmo e esperar quem anda mais devagar.

2. Corre Cotia

Objetivo: estimular atenção e velocidade.
Execução: uma criança circula o grupo com um objeto e o deixa atrás de alguém, que precisa correr para alcançá-la.

3. Morto-Vivo

Objetivo: trabalhar atenção e agilidade.
Execução: alternar comandos de “morto” (agachar) e “vivo” (levantar). Quem errar paga uma prenda divertida.

Brincadeiras de Psicomotricidade para crianças menores de 5 anos

1. Caixinha das Sensações

Objetivo: explorar os sentidos por meio do tato.
Execução: as crianças colocam a mão em uma caixa e identificam objetos apenas pelo toque.

2. Música e Movimento

Objetivo: desenvolver atenção auditiva e ritmo.
Execução: ouvir diferentes sons, identificar instrumentos e acompanhar o ritmo com palmas ou canto.

3. Cada um é do seu jeito (construção da identidade)

Objetivo: fortalecer autoestima e reconhecimento corporal.
Execução: desenhar a silhueta da criança e permitir que personalize com traços próprios. Depois, observar as diferenças entre os colegas e conversar sobre elas.

Cuidados essenciais ao trabalhar Psicomotricidade na Educação Infantil

Quanto mais o educador estimula o desenvolvimento das habilidades, mais sólida será a base que a criança levará para o futuro.

Alguns cuidados importantes:

  • Garanta segurança e confiança durante as atividades.
  • Evite punições, comparações ou ridicularizações.
  • Elogie acertos e incentive a superar erros com tranquilidade.
  • Mantenha um ambiente calmo e respeitoso.
  • Faça mudanças gradualmente, para que a criança se adapte com segurança.
  • Trabalhe em grupos pequenos (4 a 5 crianças).
  • Evite atividades muito longas — o tédio prejudica o engajamento.

Existe uma maneira de aprofundar o conhecimento no tema?

A Psicomotricidade é mais do que movimento; é linguagem, expressão e construção de conhecimento. Ao brincar, correr, pular e criar, a criança organiza o corpo, desenvolve a mente e fortalece vínculos com o mundo.

Por isso, se você quer aprender como aplicar essas atividades de forma prática e transformar sua sala de aula, o caminho certo é buscar formação especializada. A Pós-Graduação em Neuropsicomotricidade da Rhema Neuroeducação foi pensada para profissionais da educação que desejam atuar com segurança, profundidade e ciência. Estude com especialistas, aprenda estratégias práticas e transforme sua atuação em sala de aula.

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Cada criança é um mundo. Te preparamos para cada uma delas.

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