Acessibilidade:

Projeto: ArtEmin

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, reconhece e premia iniciativas que promovem inclusão social por meio de conhecimentos técnico-científicos aplicados na prática, neste post falaremos do Projeto: ArteEmim.

O prêmio reconhece projetos que escolas, famílias, clínicas e comunidades desenvolvem, transformando seus idealizadores em agentes de neuro-inclusão. Recebemos mais de 500 projetos e selecionamos os 10 mais notáveis. Ao final, escolheremos os 3 mais brilhantes, que receberão mentorias, prêmios como bolsas de pós-graduação, reconhecimento público, prêmios em dinheiro e uma viagem com todas as despesas pagas para conhecer a Sede Rhema Neuroeducação.

Neste post:

Conheça o Projeto ArtEmin

O projeto ArtEMim, idealizado por Jaqueline Calazans, nasceu para acolher crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, utilizando a arte como ferramenta para melhorar a saúde mental e promover a inclusão. Antes de mais nada, a abordagem foca na “Arte Inclusiva”, criando um ambiente acessível, onde todos podem se expressar sem limitações.

Empatia, Solidariedade e Autoconhecimento

Além disso, o ArEmim visa democratizar o ensino da arte, promovendo empatia e solidariedade entre os alunos. Nesse sentido, atividades como musicalização, contação de histórias e escrita criativa oferecem meios para que os participantes possam expandir sua mente e descobrir novas formas de expressão. Dessa forma, além de desenvolver habilidades artísticas, o foco está no autoconhecimento, incentivando cada criança e jovem a ser protagonista de sua própria história.

Impacto na Escola e na Comunidade

Por outro lado, o projeto, implementado na Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas, em Nova Iguaçu, já impactou a vida de alunos, professores e funcionários. Ao utilizar recursos terapêuticos da Arteterapia, o ArtEMim promove socialização, inclusão e expressão emocional, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima e do autoconhecimento.

A Transformação Começa de Dentro para Fora

Do mesmo modo, o projeto surgiu da reflexão interna da idealizadora, que percebeu que a transformação começa de dentro para fora. Inspirada na filosofia de Paulo Freire, valorizando a esperança ativa, Jaqueline deseja que as crianças possam explorar a criatividade e as emoções, sem tornarem adultas precocemente.

Arte como Ferramenta de Inclusão e Desenvolvimento Pessoal

Por fim, o ArtEMim é uma iniciativa que utiliza a arte para a inclusão e desenvolvimento pessoal, ajudando crianças e jovens a descobrir seus talentos. Além disso, o projeto reforça a importância do autoconhecimento e da autoestima, preparando-os para serem protagonistas de suas próprias histórias. Ao promover a arte como meio de expressão acessível, o projeto reforça o autoconhecimento e a autoestima, preparando-os para serem protagonistas de suas histórias.

Acompanhe o Prêmio Rhema de Inclusão

Não perca a final do prêmio que será transmitida no dia 05/10. Inscreva-se agora para participar do Neuroeduque, a nossa sala dos professores.

Continue lendo

Quais são os tipos de transtornos de linguagem?

Geralmente percebidos pelos pais ou educadores na primeira infância, os transtornos de linguagem acontecem quando as crianças possuem dificuldades para […]

Dificuldades de Aprendizagem: O que Realmente Funciona?

Compreender as dificuldades de aprendizagem é fundamental para oferecer um apoio adequado aos alunos que enfrentam esses desafios. Por isso, […]