Livros Essenciais Sobre Alfabetização Infantil
A alfabetização infantil é uma das etapas mais importantes e desafiadoras do processo educacional. Para muitos professores da educação infantil e do ensino fundamental I, é também uma fase decisiva na construção do conhecimento das crianças.
O que você vai encontrar neste artigo:
- Alfabetização Infantil – Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever
- Alfabetização Infantil – Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização
- Alfabetização Infantil – Consciência Fonológica em Crianças Pequenas
- Alfabetização Infantil – PPVM.E Alfa
- Alfabetização Infantil – Borboleta Bibi (Compilados)
- Atividades Corretivas de Leitura e Escrita, Grafia e Ortografia
- Ensinar e Aprender Brincando: Mais de 75 Atividades para Educação Infantil
- Alfabetização de Alunos com TEA – Volume 1
- Conclusão

Nesse contexto, é preciso reconhecer que ensinar uma criança a ler e escrever exige mais do que vocação: exige conhecimento técnico, sensibilidade e estratégias pedagógicas baseadas em evidências. Mas por onde começar? Sabemos que a prática docente é feita de escolhas cotidianas, e escolher as referências certas pode fazer toda a diferença.
Por isso, para te ajudar nessa jornada, selecionamos alguns livros essenciais sobre alfabetização infantil. Eles reúnem práticas eficazes, fundamentos da neuroeducação, ludicidade e experiências reais em sala de aula. Com essas leituras, você encontrará caminhos para atuar com mais clareza, embasamento e criatividade.
Nesse sentido, são obras ideais para educadores que desejam aprofundar sua atuação e transformar o processo de alfabetização de maneira prática e significativa. Confira!
Alfabetização Infantil – Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever
Escrito por Magda Soares, referência nacional em alfabetização, este livro mostra que é possível alfabetizar todas as crianças com qualidade e equidade. Ao longo das páginas, o leitor encontra mais do que teoria: encontra vivência e prática. Além disso, a autora compartilha experiências reais com professores da rede pública. Isso revela como uma prática pedagógica intencional, sensível ao contexto de cada criança, pode gerar resultados extraordinários.
Desse modo, mais do que um relato, trata-se de uma proposta concreta. A obra apresenta um projeto de alfabetização e letramento que integra teoria e prática de forma clara, acessível e aplicável. Por isso, é uma leitura indispensável para educadores comprometidos com uma alfabetização infantil democrática e inclusiva.
Alfabetização Infantil – Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização
Neste livro, os autores exploram como a consciência fonológica pode ser uma aliada poderosa na alfabetização infantil. Sendo assim, eles apresentam uma série de atividades lúdicas, como jogos, cantigas e poemas, que já foram aplicadas com sucesso em diferentes salas de aula. Essas práticas são construídas com foco no desenvolvimento da linguagem e na construção ativa do conhecimento pela criança.
Sendo assim, o grande diferencial da obra está no equilíbrio entre teoria e prática. Com forte embasamento teórico, o livro oferece ao educador uma compreensão clara de como as crianças podem se apropriar da escrita alfabética brincando com os sons da língua de maneira significativa.
Assim, trata-se de uma leitura que não apenas informa, mas inspira novas possibilidades para o ensino da leitura e da escrita nos primeiros anos escolares.
Alfabetização Infantil – Consciência Fonológica em Crianças Pequenas
Essa obra é ideal para quem trabalha com as etapas iniciais da alfabetização infantil. Logo nas primeiras páginas, já é possível perceber o cuidado dos autores em apresentar uma proposta adaptada à realidade brasileira, com exercícios simples e eficazes que desenvolvem a consciência fonológica de forma natural, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança.
Além disso, a linguagem acessível torna a leitura leve e envolvente. A abordagem proposta é prática e diretamente conectada à neuroeducação, permitindo que o professor coloque em ação estratégias que favorecem o desenvolvimento da linguagem oral e escrita desde a primeira infância. Dessa forma, o livro se torna uma ferramenta valiosa para quem deseja começar o processo de alfabetização com segurança, sensibilidade e embasamento teórico.
Alfabetização Infantil – PPVM.E Alfa
Voltado à estimulação das habilidades visomotoras, o programa PPVM.E Alfa traz uma nova perspectiva para a alfabetização infantil ao integrar psicomotricidade, percepção visual e treino da escrita manual.
Sendo assim, desde o início, o leitor encontra orientações claras e recursos organizados para aplicação prática. A obra oferece materiais como exercícios visomotores, cartões de memória e caderno de caligrafia, todos pensados para facilitar a atuação tanto no contexto escolar quanto no clínico.
Essa combinação torna o material especialmente indicado para profissionais da educação e da saúde que desejam promover intervenções efetivas no desenvolvimento da escrita, principalmente em crianças com dificuldades motoras.
Assim, o PPVM.E Alfa se apresenta como um excelente complemento para o trabalho de alfabetização infantil com base em neuroeducação, conectando teoria e prática com foco na funcionalidade e no progresso real dos alunos.
Alfabetização Infantil – Borboleta Bibi (Compilados)
A literatura também é um caminho poderoso para promover a alfabetização infantil. Por isso, Borboleta Bibi é um livro que se destaca por trabalhar rima, aliteração e expansão de vocabulário por meio de histórias sensíveis e encantadoras.
A autora utiliza a musicalidade das palavras para criar experiências sensoriais e afetivas com a linguagem, o que favorece a aprendizagem de forma prazerosa e afetiva. Um recurso valioso para professores que desejam unir poesia, ludicidade e neuroeducação em sala de aula.
Atividades Corretivas de Leitura e Escrita, Grafia e Ortografia
Aprender a escrever com ortografia correta é um processo gradual que começa na alfabetização e se estende ao longo do Ensino Fundamental. Mas, mesmo com boas condições pedagógicas e capacidade intelectual preservada, algumas crianças continuam apresentando dificuldades persistentes na escrita, caracterizando quadros como a disortografia.
Este livro, segundo volume da Coleção de Atividades da autora Simaia Sampaio, tem como foco a reabilitação ortográfica, com propostas específicas para estimular a rota lexical — geralmente a mais comprometida — por meio de atividades práticas e acessíveis.
Além disso, a obra oferece exercícios voltados à aprendizagem da grafia das letras e ao desenvolvimento da coordenação motora fina, beneficiando tanto quem apresenta distúrbios como disortografia e disgrafia, quanto pessoas de qualquer idade que enfrentam dificuldades por conta da falta de acesso a uma educação de qualidade.
As propostas envolvem leitura, escrita, discriminação visual, orientação espacial e temporal, tornando este material uma ferramenta eficaz para psicopedagogos, professores e demais profissionais da educação que atuam com dificuldades de aprendizagem.
Ensinar e Aprender Brincando: Mais de 75 Atividades para Educação Infantil
Esta obra é um verdadeiro guia prático para professores da educação infantil que desejam transformar o aprendizado em uma experiência lúdica e significativa. O livro reúne mais de 75 atividades individuais e em grupo, que estimulam o desenvolvimento integral da criança em áreas como linguagem, alfabetização, matemática, ciências, artes, música e movimento.
Com propostas dinâmicas e criativas, o material demonstra como o brincar pode ser uma poderosa ferramenta pedagógica, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social e motor. É uma leitura indispensável para quem busca planejar aulas mais envolventes, com práticas que fortalecem habilidades essenciais por meio da ludicidade e da interação.
Alfabetização de Alunos com TEA – Volume 1
Voltado para educadores que atuam com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), este volume apresenta os fundamentos teóricos e práticos da primeira fase da alfabetização, explorando métodos, abordagens e estratégias eficazes. O livro orienta o professor a avaliar a prontidão da criança para o processo de alfabetização, introduzindo conteúdos como vogais, encontros vocálicos e atividades interdisciplinares que estimulam linguagem, coordenação e expressão gráfica.
Mais do que um manual, a obra oferece uma visão sensível e estruturada da aprendizagem no TEA, mostrando que, com o método certo e as adaptações adequadas, é possível promover uma alfabetização plena e significativa, respeitando o ritmo e as potencialidades de cada aluno.
Conclusão
A alfabetização infantil é uma missão que exige preparo, sensibilidade e, principalmente, conhecimento. Os livros indicados aqui representam diferentes abordagens e ferramentas para tornar esse processo mais eficaz, inclusivo e significativo.
Com base na neuroeducação e em práticas fundamentadas, essas obras ajudam o professor a respeitar o ritmo de cada criança, oferecer estratégias adequadas e desenvolver uma prática pedagógica mais consciente e transformadora.
Se você quer se aprofundar ainda mais no universo da alfabetização, conheça a Pós-Graduação em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento. Uma formação completa para professores que desejam transformar vidas a partir do ensino da leitura e escrita.
E se você quer aprender sobre práticas sobre alfabetização o canal da Rhema Neuroeducação oferece uma série de vídeos com estratégias eficazes que podem ser aplicadas imediatamente em sala de aula. Aproveite para visitar o site da Rhema Neuroeducação e seguir-nos no Instagram para mais dicas e conteúdos sobre como transformar a educação das crianças.