Acessibilidade:

Quando Introduzir a Musicalização na Vida do seu Filho?

Olá pais e professores, tudo bem?
 
Você sabia que a musicalização é introduzida na vida da criança desde o útero materno? Uma criança já toma contato com elementos fundamentais da música como o ritmo, através das vibrações e pulsações do coração da mãe.
 
Na matéria abaixo vamos abordar alguns passos importantes para que uma aprendizagem musical seja eficiente, o papel da musicalização infantil, quando iniciar, como introduzir, enfim várias dicas importantes sobre esse assunto que muito se tem falado nos últimos tempos.
 
Bom final de semana e boa leitura!
 
 
O QUE É MUSICALIZAÇÃO INFANTIL?
 
“A Música é para uma criança algo que ela encontra dentro dela mesma e expressa através dos movimentos que consegue realizar”.
 
A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo.
Até mesmo antes de nascer, no útero materno, uma criança já toma contato com elementos fundamentais da música como o ritmo, através das vibrações e pulsações do coração da mãe.
 
Ao nascer, a relação de uma criança com a música é imediata, através do acalanto da mãe e também através de objetos sonoros da casa e do mundo que a cerca.
Antes de começar a falar, um bebê canta, experimenta sons produzidos com a boca. Quando dá os seus primeiros passos até o ponto de poder ficar em pé, o ritmo de uma música o leva acompanhar com o corpo os movimentos cadenciados. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que uma criança, ouvindo, cantando, imitando, dançando, constrói o seu conhecimento musical.
 
 
O QUE É MUSICALIZAR?

Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações.
 
Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar Brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sentir.
 
Musicalizar, atualmente, é uma diversão, e através desta vivência sonora, rítmica realizadas através de jogos e brincadeiras, que o aprendizado musical chega as crianças. Foi-se o tempo em que uma aula de música era cansativa para as crianças, onde os símbolos musicais apareciam como estranhos desenhos e nada representavam para elas.  
              
Através da Musicalização Infantil atual, estes mesmos símbolos vão fazendo parte da vida da criança, de uma maneira muito simples, alegre e agradável.
 
Musicalizar brincando é uma maneira inovadora de ensinar música para as crianças, que tem sua à disposição jogos interativos e interessantes que estarão sendo utilizados de forma prazerosa e consistente no próprio processo.
 
 
PASSOS IMPORTANTES PARA A MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
 
A maioria das crianças que estão tendo aula de música em suas escolas, na verdade a encara como um momento de distração e entretenimento. Mesmo a escola que possui um profissional competente para tal função, é comum encontrar nas crianças um distanciamento com a realidade da cultura musical.
 
Infelizmente, em nosso país, não tem uma cultura musical infantil apropriada, que proporcione à criança mergulhar no universo musical de forma condizente. A música que a mídia evidencia para este público, ou atende a interesses comerciais ou tem o propósito de imbecilizar a mente infantil, de tal forma que qualquer modismo que venha a surgir, a criança rapidamente aprende e cantarola.
 
Existem alguns passos importantes para que uma aprendizagem musical seja eficiente:
 
1-      A criança precisa aprender a ouvir, não ouvir por ouvir, mas saber ouvir corretamente. O professor tem que elaborar de forma estratégica para que uma criança aprenda como ouvir uma música com suas nuances, como: a melodia, o ritmo, sua duração, notas, o timbre dos instrumentos e vozes, sua intensidade, altura notas, etc.
 
2-      Ela precisa aprender a ver uma música, não apenas com os olhos carnais, mas com olhos sensíveis aos detalhes da Música, uma forma que o instrumentista ou o cantor executa sua música, sua performance, etc.
 
3-      Ela precisa exercitar sua memória musical, absorvendo os conceitos primordiais da música, como o ritmo, melodia, tonalidade, andamento, timbre, altura, intensidade, duração, etc.
 
4-      Ela precisa praticar aquilo que aprendeu, seja ritmicamente ou melodicamente. Depois do processo de ouvir, ver e absorver o conteúdo na mente, o próximo passo é colocar a mão na massa, ou seja, ter um contato com um instrumento ou com a própria voz.
 
Lembrando que este processo é comprovadamente eficaz, pois trabalha de forma inteligível os passos necessários para que uma criança possa adentrar no mundo da música.
 
 
O PAPEL DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
 
O objetivo principal da Musicalização Infantil é fazer com que a criança tenha um contato bem elaborado e estruturado com a música.
 
A partir deste contato qualificado, a criança inicia um processo de percepção, tornando-se sensível à música, e ampliando o seu universo sonoro. O resultado de todo este processo é o desenvolvimento da musicalidade.
 
A musicalização tem um papel fundamental na educação Infantil, onde as crianças têm a oportunidade de conceber um alicerce para que futuramente possam aprendam a tocar algum instrumento musical.
 
O QUE SE APRENDE EM UMA AULA DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL?
 
– Uma aula bem conduzida desenvolve nos alunos noções de ritmo, altura, timbre, intensidade, duração, dentre outros conceitos da música.
 
– Além dos conceitos musicais, a aula tem a condição de desenvolver a coordenação motora, a inteligência musical, a sociabilização, a colaboração mútua, a liderança, a criatividade, a imaginação, o trabalho em equipe, etc…
 
COMO DEVE SER TRABALHADA A MUSICALIZAÇÃO INFANTIL?
 
Primeiramente, é importante ressaltar que uma aula de musicalização deve ir de encontro com a realidade da escola e das turmas. Pois existem várias metodologias diferentes, onde os seus criadores as construíram baseado em suas experiências locais.
 
A musicalização deve ser trabalhada de maneira lúdica, não pode ser nada imposto e nem exigente.
 
A criança deve sentir prazer em participar das aulas, mas é preciso que o professor tenha bastante cautela ao aplicar brincadeiras e jogos em excesso, pois as crianças vão começar a pensar que a aula serve apenas para um divertimento.
 
 
QUANDO DEVE INICIAR AS AULAS DE MUSICALIZAÇÃO?
 
O processo inicial deve ser o mais cedo possível. Toda escola que tem maternal baby, poderá ter aulas de musicalização.
 
É importante que este processo não fique restrito somente às aulas semanais, e possa se estender na rotina da sala de aula, em vários momentos e atividades propostas desta fase, pois o universo musical é bastante abundante em conteúdo, onde pode ser bastante explorado.
 

 

Para as turmas iniciais, como: Maternal Baby, Maternal I e II, a presença da professora da turma é de fundamental importância, pois ela está com eles todos os dias da semana, sendo que o professor de música se restringe a apenas 30 a 45 minutos semanais. Esta posição da escola vai contribuir favoravelmente para o resultado positivo das aulas.
 
 
Para obter mais informações teóricas e atividades práticas clique aqui PSICOMOTRICIDADE, este curso de extensão dará dicas, intervenções e atividades simples e mais elaboradas para pôr em prática com seus pequeninos.

Continue lendo

Funções cognitivas no autismo

Quem estuda o autismo, ou está familiarizado com o tema, sabe que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza […]

Cores do Autismo e seu Significado

As cores associadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm um papel fundamental na conscientização e na representação da diversidade […]

Funções cognitivas no autismo
Quem estuda o autismo, ou está familiarizado com o tema, sabe que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza como uma condição neurobiológica, cujo reflexo se dá em determinados aspectos peculiares na vida de uma pessoa. Dessa forma, um dos maiores desafios de um profissional que lida com o...
Cores do Autismo e seu Significado

As cores associadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm um papel fundamental na conscientização e na representação da diversidade […]