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Diferença entre transtorno do neurodesenvolvimento e transtorno de aprendizagem

Dentre as muitas causas que dificultam o aprendizado de uma criança e seu bom desempenho acadêmico, estão os transtornos de neurodesenvolvimento, que podem trazer diversos desafios para a vida dos pequenos.

Mas, quais são as principais características deste tipo de transtorno? E como ele se diferencia do transtorno de aprendizagem?

No artigo de hoje, falaremos sobre isso. Continue lendo!

Os Transtornos do Neurodesenvolvimento

Os transtornos do neurodesenvolvimento são condições que resultam do desenvolvimento ou maturação deficiente do Sistema Nervoso Central, surgindo, em geral, antes da criança ingressar na escola.

Além disso, estes transtornos podem ter origem genética (mutações gênicas, alterações congênitas), biológica (desnutrição, prematuridade), ambientais e socioculturais ou adquiridos nos primeiros anos de vida.

Ao interferirem no desenvolvimento cerebral do indivíduo, estas desordens podem causar déficits em diversas áreas, como:

  • Aprendizado;
  • Função sensorial;
  • Função motora;
  • Memória;
  • Função executiva;
  • Emoção e ansiedade;
  • Habilidade social.

Ainda, de acordo com o DSM-V (APA, 2014), os transtornos de neurodesenvolvimento se subdividem em:

  • Deficiência Intelectual;
  • Transtornos de Comunicação;
  • Transtorno do Espectro Autista;
  • Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade;
  • Transtorno Específico da Aprendizagem;
  • Transtornos Motores;
  • Transtorno de Tique, como a Síndrome de Tourette.

Os Transtornos de Aprendizagem

Por sua vez, os transtornos de aprendizagem são condições neurológicas que afetam a vida de um indivíduo e dificultam o processamento de informações.

De acordo uma pesquisa da Associação Americana de Psiquiatria, cerca de 5% a 15% das crianças em idade escolar possuem algum tipo de transtorno de aprendizagem. Além disso, em alguns casos, estes transtornos só são detectados na idade adulta.

A orientação pedagógica e familiar é o que ditará a evolução do progresso educacional deste pequeno e, caso esta criança não tenha uma, esta situação poderá causar sérios problemas, como:

  • Perda da autoestima;
  • Desenvolvimento deficiente;
  • Baixa motivação.

Todos estes fatores, quando somados, podem levar, até mesmo, ao abandono escolar.

Ainda, os principais tipos de transtornos de aprendizagem são:

Discalculia

A discalculia é uma dificuldade crônica em aprender a matemática, o que faz com que os indivíduos não consigam acompanhar com facilidade o raciocínio que fundamenta as operações e cálculos.

Disgrafia

Ao contrário da discalculia, a disgrafia afeta as habilidades de escrita dos pequenos. Isso resulta em dificuldades de escrever números e letras, além de problemas com ortografia e caligrafia.

Dislexia

Por fim, a dislexia é uma condição relacionada à dificuldade em ler e escrever, provocada pela falta de atenção e concentração características deste transtorno.

Como o professor pode ajudar?

Conforme vimos, existem diversos tipos de transtornos de aprendizagem e neurodesenvolvimento, que podem trazer diversas consequências para o desenvolvimento pleno dos pequenos.

Mas, como você, educador, pode ajudar estas crianças? 

A verdade é que algumas dicas são fundamentais para criar um ambiente em sala de aula que vise cooperar com estes alunos, como:

  • Manter contato com a família, contando do progresso da criança e entender como a situação tem sido cuidada em casa;
  • Elogiar a criança, a fim de que ela se sinta forte, capaz e, acima de tudo, mais confiante e motivada;
  • Criar regras e rotinas que facilitem o dia a dia e o aprendizado deste pequeno;
  • Estimular o aluno por meio de atividades lúdicas e recreativas.

Um último ponto importante é o educador se manter atualizado sobre o transtorno, por meio de leituras, estudos e cursos.

E falando em se manter atualizado, que tal se especializar na Pós-Graduação On-line e Ao Vivo da Rhema sobre Neuropsicopedagogia Clínica

Nela, você conhecerá as melhores estratégias para diagnosticar, intervir e tratar as principais dificuldades de aprendizagem e lidar da melhor maneira possível com os transtornos do neurodesenvolvimento.

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