Diferença entre TDAH e problema de aprendizagem
Antes de tudo, a fase de alfabetização pode indicar a existência de determinados fatores que causarão impactos no processo de aquisição de novas habilidades e competências. Afinal, nesse momento, a criança passa a ter contato com importantes estímulos, cujas práticas contribuem consideravelmente para o desenvolvimento do pequeno.
Dentre as descobertas, pais e professores podem observar algumas características que pertencem ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Inclusive, os problemas de aprendizagem também são detectados pelos adultos próximos às crianças. Porém, todas essas situações são diagnosticadas após uma profunda análise por parte de profissionais capacitados e que realizam um trabalho sério.
Fora da investigação profissional, há possibilidade de pessoas confundirem essas duas situações como sendo o mesmo fator de interferência no aprendizado. Contudo, o TDAH e os problemas de aprendizagem trazem diferenças pontuais, embora eles apresentem um elo de ligação de forma indireta.
TDAH e problema de aprendizagem – Qual a principal diferença?
Primeiramente, é preciso salientar que ambos exercem influências no processo de desenvolvimento das crianças. Porém, quando olhado de maneira mais detalhada, é possível perceber que o TDAH vai além do aspecto pedagógico.
Dessa forma, podemos ressaltar que o TDAH também gera impactos no aspecto comportamental, tendo em vista que o transtorno é responsável por causar ansiedade, inquietação, hiperatividade, etc. No caso do problema de aprendizagem (e das outras condições relacionadas), a criança não demonstra esses comportamentos, pois eles são unicamente voltados para habilidades pertencentes ao aprendizado.
Como o TDAH interfere no processo de aprendizagem?
Em primeiro lugar, precisamos explicar o seguinte: o TDAH está incluído na lista dos problemas de aprendizagem. Assim sendo, o TDAH apresenta a possibilidade de manifestar os seguintes sinais. Veja a seguir quais são:
– Dificuldade para se concentrar: uma vez que essas crianças não são pacientes com atividades que exijam atenção, provavelmente elas encontram resistência para estabelecer a concentração. Com isso, finalizar alguma lição ou exercício pode ser bem difícil para os pequenos, devido à sua dificuldade de se concentrar;
– Distrair-se com facilidade: prestar atenção nas aulas pode ser um verdadeiro tormento, tendo em vista que a criança com TDAH pode se dispersar rapidamente com todo e qualquer estímulo externo à sala de aula. Em outras palavras, o aluno não consegue ficar preso às explicações e, como consequência, ele perde o foco nas explicações;
– Impulsividade: outro sinal muito presente no TDAH, a impulsividade faz com que o pequeno não consiga esperar pela sua vez ou pela vez do outro. No processo de aprendizagem, isso também é prejudicial. Por exemplo, muitas vezes, os professores criam uma linha de raciocínio para explicar determinado tema. Essa estratégia pode ser bem difícil, já que a criança que vive com TDAH não espera pelo fim da etapa proposta para expor um assunto.
TDAH e problema de aprendizagem – Por que Por que m não é o mesmo que TDAH?
A princípio, o problema de aprendizagem é caracterizado como uma desordem que afeta o aprendizado da criança. Esse quadro reúne alguns tipos bem característicos no processo de aquisição de conhecimento. Dentre eles está o TDAH. Portanto, o TDAH é um dos transtornos incluídos nos problemas de aprendizagem. Junto com o TDAH, destacam-se também outros distúrbios. Vejam abaixo:
– Dislexia: o ponto principal de uma criança diagnosticada com dislexia é a dificuldade para ler e escrever. Isso ocorre em função da falta de capacidade para memorizar regras ortográficas, palavras, entre outros. Além disso, o pequeno apresenta atrasos para o aprendizado das habilidades de leitura e escrita;
– Disgrafia: neste problema de aprendizagem, o aluno manifesta dificuldades para estabelecer a sua escrita. Aqui, alguns fatores podem estar relacionados, como os aspectos psicomotores, por exemplo. Com efeito, não só a ocorrência de erros ortográficos está presente, como aspectos relacionados a espaçamento entre palavras, diferença entre minúsculas e maiúsculas, entre outros.
– Discalculia: quando o aluno apresenta sinais referentes a este problema de aprendizagem, ele externa a sua dificuldade para assimilar e compreender todo o conjunto de regras e conceitos matemáticos necessários para o seu processo de aprendizagem. Dessa forma, o ato de lidar e dominar essa abordagem tão importante para o desenvolvimento cognitivo fica comprometido, diante do registro da discalculia.
O que fazer para dominar a abordagem do TDAH?
O domínio de qualquer assunto está ligado à profundidade que um profissional se dedica. Com isso, a pesquisa e a busca por novas informações são essenciais para que haja cada vez mais conhecimentos.
Assim, o curso de Pós-Graduação em TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – do Grupo Rhema Educação – é uma importante especialização que você pode estudar. As aulas são dinâmicas – online e ao vivo – os professores são altamente gabaritados e os materiais atualizados para atender uma demanda cada vez mais focada em qualidade.
Ficou interessado? Fale com um de nossos consultores.