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Dicas para trabalhar a coordenação motora fina na educação infantil

Em primeiro lugar, vocês já perceberam como a coordenação motora fina está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma criança? Há inúmeros motivos que levam educadores e outros profissionais a debaterem as melhores técnicas para estimular os pequenos durante a educação infantil.

Afinal, esse período é muito importante para que os alunos sejam apresentados a uma série de possibilidades que a coordenação motora fina pode oferecer em suas vidas. Portanto, nada melhor que o acompanhamento dos professores para que cada movimento seja realizado dentro de importantes parâmetros.

Porém, movimentos desordenados fazem parte do processo, até mesmo porque quando a criança ainda é um bebê, suas habilidades motoras ainda são inexistentes. Em outras palavras, a aquisição dessas aptidões ocorre de maneira gradual por meio do contato vivenciado pelo pequeno.

Por isso, tudo tende a chamar a sua atenção, seja um objeto pequeno ou grande. No entanto, sua capacidade de pegar e prender algo entre os dedos ainda não é realizada com o domínio necessário. Assim, a prática de atividades lúdicas e pedagógicas tem grande importância nessa dinâmica que envolve a coordenação motora fina.

Como estimular as crianças no desenvolvimento da coordenação motora fina?

A escola tem o papel fundamental nesse processo, pois além da presença de educadores na condução de atividades, os pequenos também podem ser induzidos a partir da convivência com seus coleguinhas. Dessa forma, os professores têm a vantagem de oferecer uma tarefa ou brincadeira que atraia a atenção da turma e contribua para o interesse de todos eles.

Por falar nisso, a retomada das aulas presenciais por muitas escolas Brasil afora pode significar um passo importante no desenvolvimento motor dos alunos da educação infantil. Inclusive, por meio de protocolos de segurança de distanciamento e higienização, a condução das aulas com a presença física dos professores e dos colegas contribui para o progresso psicopedagógico das crianças.

Quais são as atividades mais comuns?

Primeiramente, as opções abaixo não são as únicas a serem exercidas em sala de aula, mas costumam ser as mais praticadas pelo engajamento da turma. A maioria das crianças sempre adora participar dessas atividades. Assim sendo, vejam quais são:

– Encaixar formas

Esse é um dos jogos mais importantes para o progresso da coordenação motora fina. Inclusive, a tarefa pode começar nos primeiros anos da educação infantil por meio dos brinquedos de encaixar bloquinhos.

Além disso, o aspecto cognitivo é diretamente influenciado em função da observação exigida. Ou seja, a criança passa a analisar quais peças podem ser encaixadas para o objetivo desejado por meio dos movimentos visuais e dos dedos.

– Massinhas para modelar

Item essencial em qualquer escolinha, a massinha para modelar também figura como um dos objetos mais desejados pelas crianças. Dessa forma, os pequenos podem exercer a coordenação motora fina com muita criatividade.

Portanto, é possível propor aos pequenos alguns desafios como a produção de um bolo bem gostoso, uma torta ou até um boneco de massinhas. A atividade é completamente lúdica e ensina os alunos a terem a destreza manual necessária através dos dedos e da palma da mão. Aliás, argila também costuma ser bem interessante.

– Colorir

Incentivar a criança a colorir uma casa, uma paisagem ou qualquer representação na folha de papel é uma atividade e tanto. Nesse caso, é normal que ela não consiga preencher todo o espaço, mas o simples fato de ter o interesse por rabiscar já é importante, pois tal ação serve para colocar a coordenação motora em prática.

Mais uma vez, a cognição é privilegiada pelo fato do aluno atribuir cores aos desenhos. Assim, ela tende a colorir o sol, a água, a grama, a árvore de acordo com a sua percepção. Com isso, vocês também podem fazer uma espécie de exercício: de que cor é a banana? Escolha a cor amarela e peça para os pequenos colorirem, por exemplo.

– Transferindo líquido

Outra atividade que também ajuda de forma considerável é a transferência de líquido de um recipiente para outro. Assim sendo, a criança pode pegar um copo com água e colocar em uma bacia.

Dessa forma, a coordenação motora fina do pequeno é trabalhada de maneira satisfatória por conta da habilidade que ele ganha ao carregar o copo e virar o líquido em outro local. Inclusive, é possível aplicar um corante na água para que a tarefa ganhe ainda mais interesse por parte da criança.

Além disso, a evolução do domínio manual pode ser uma excelente chance de incentivar o uso de recipientes com bocas menores e até um funil para colocar líquidos em vasilhames bem pequenos. Um desafio que as crianças adoram.

Como aprofundar o conhecimento em coordenação motora fina?

Todo educador que deseja aprofundar essa importante habilidade deve se especializar. Afinal, há uma série de técnicas que precisam ser aprendidas e discutidas por quem entende do assunto.

Dessa forma, a pós-graduação em Psicomotricidade é essencial para quem quer dominar essa área e fazer a diferença na educação infantil. Por meio desse curso, você pode promover intervenções de forma lúdicas, além de testes psicomotores e muito mais.

As aulas são on-line ao vivo e contam com uma equipe excelente de profissionais. Com isso, eles trazem para o centro das discussões situações reais e que tendem a enriquecer a experiência dos alunos da especialização.

Converse com um consultor.

Referência

Como estimular a coordenação motora fina das crianças. Amigo panda, 2 mar. 2020.  

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