Acessibilidade:

Dicas de brincadeiras com dança para educação infantil

Nossa abordagem de hoje é sobre atividades que se baseiam na dança e como elas contribuem para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Ensinar para os pequenos requer muita dinamicidade, principalmente porque eles precisam de estímulos constantes para manter a concentração e potencializar o aprendizado. O ambiente da sala de aula é propício para que vocês criem brincadeiras que possam favorecer a cognição e outros aspectos benéficos ao desenvolvimento do aluno. 

Lembre-se que não é necessário tantos recursos para transformar as aulas em momentos incríveis de aprendizagem e diversão. Antes das dicas, algumas informações que mostram como as brincadeiras com dança podem ser positivas na vida da criança.

Como a dança pode interferir na vida dos pequenos?

Quando os estudantes são convidados a participar de gincanas que trabalhem com as brincadeiras com dança, muitas habilidades entram em jogo, pois elas combinam o poder da simulação sensorial com movimento físico para a prática de lições que também trabalham a memória. 

Estudo realizado e divulgado na revista científica Social Development investigou por oito semanas um grupo de alunos da fase pré-escolar. Nesse período, eles participaram de um programa orientado e voltado para a classificação etária de todos eles. Um instrutor ficou responsável por conduzi-los neste teste. Os pesquisadores concluíram que a experiência possibilitou resultados positivos relacionados às competências sociais e ao comportamento. 

Brincadeiras com dança ajudam nas habilidades socioemocionais? 

Sim. Além dessas habilidades, as atividades que apostam nas brincadeiras com dança como elemento também auxiliam na autoestima dos pequenos. A explicação está nos seguintes tópicos:

– A dança dá mais ânimo para ações positivas, como o trabalho em conjunto, a comunicação, o respeito pelo próximo, a confiança e a relação com os colegas e os professores;

– Através dessas brincadeiras, as crianças aprendem a ter autoconsciência e como expressar emoções por meio de movimentos criativos; 

– Em pouco tempo, os alunos tendem a diminuir possíveis quadros de ansiedade. Isso significa que os pequenos podem se sentir mais confiantes ao participar de atividades em grupo.

Como essas atividades contribuem para o desenvolvimento cognitivo?

– As tarefas que envolvem dança são muito boas para intensificar a consciência sensorial e corporal; além de aumentar a capacidade de concentração e a memória dos alunos;

– A dança é uma forma pré-verbal de expressão; e isso auxilia no aprendizado da leitura e da escrita no começo da alfabetização. Pesquisas já relacionaram movimentos criativos à memorização de novos vocabulários;

Dicas de brincadeiras

– Dança das cadeiras

Nesta atividade, os alunos ficam em pé rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras. Enquanto isso, vocês, professores, colocam uma música para tocar. Quando o som para, todos têm que sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sai do jogo. Com isso, a quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas que ainda estão participando. 

– Imitando os animais

Aqui funciona da seguinte forma: a cada rodada um participante deve escolher um animal. Com isso, todos deverão dançar incorporando os movimentos deste animal a sua dança. Na última rodada, as escolhas são liberadas e cada um pode dançar conforme o seu animal predileto.

– Dança da bexiga

Esta brincadeira esta entre as atividades de dança que divertem não apenas as crianças, mas também os adultos. Para o jogo, você vai precisar de bexigas ou laranjas, para que em duplas os participantes equilibrem o objeto entre suas cabeças, sem a ajuda das mãos. A dupla que conseguir dançar por mais tempo sem derrubar a bexiga ou laranja, ganha o jogo.

– Estátua

Coloque uma música divertida para tocar e deixe as crianças dançando livremente até você gritar “estátua!”. De repente, desligue a música. Neste momento, todos os participantes devem parar de se mover e permanecer na exata posição em que estavam quando ouviram o comando. Quem não consegue ficar parado, sai. Ganha quem sobreviver mais tempo.

 Fontes:

BRINCADEIRAS com música. Portal do professor, Brasília, 2009. 

COMEMORANDO o dia internacional da dança. Disponível em: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/datas-comemorativas/comemorando-o-dia-internacional-da-danca.html. Acesso em: 17 mar 2020.

PRESCHOOL dance activities promote learning through movement. Little sunshine, fev. 2019. Disponível em: https://www.littlesunshine.com/preschool-dance-activities-promote-learning-through-movement/

Quer aprofundar seus conhecimentos na área de aprendizagem e educação infantil? Conheça nossos cursos online > clicando aqui <.

Continue lendo

Atividades Lúdicas que auxiliam na Psicomotricidade – A prática em sala de aula

A psicomotricidade, está ligada à coordenação motora. É durante a infância que estas habilidades são desenvolvidas. No conteúdo de hoje, apresentaremos […]

Quais são os campos de experiência BNCC?

Olá, professores! Inicialmente, pode-se afirmar que todos vocês já foram apresentados ao tema referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). […]

Câmara aprova inclusão de medicamento para TDAH no SUS

Recentemente, o Congresso Nacional aprovou a inclusão obrigatória do medicamento metilfenidato, conhecido comercialmente como Ritalina, no rol de medicamentos do […]