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O que causa déficit de aprendizagem?

Olá, professores!

Certamente, uma das maiores dúvidas em torno do processo educacional gira na esfera dos problemas que impactam no desenvolvimento dos alunos. Dentre eles, destaca-se o déficit de aprendizagem, cuja incidência entre as crianças pode ser ainda maior, em função dos casos subnotificados e da falta de um diagnóstico mais preciso.

No entanto, quando os educadores têm a consciência da condição vivenciada pelos pequenos, existe a possibilidade de oferecer estratégias educacionais que possam favorecer a experiência dos pequenos frente aos desafios impostos por esse déficit. Assim sendo, saber quais são os fatores que causam a desordem é de extrema importância para uma condução que seja eficaz e eficiente.

Afinal, o que causa o déficit de aprendizagem? 

De acordo com estudos, os fatores relacionados ao déficit de aprendizagem são bem diversificados e podem ter relação com aspectos ambientais e psicossociais. Além disso, a ausência ou a pouca efetividade de determinada competência social também representa uma das causas a reforçar o quadro de dificuldade.

Nesse sentido, falar sobre os fatores de risco do déficit de aprendizagem é fundamental. Primeiramente, pesquisas realizadas ao longo dos anos apontaram que, em muitos casos, as crianças tendem a demonstrar problemas de ordem emocional e comportamental.

Inclusive, o fator ambiente familiar é um dos principais quando o assunto são as dificuldades de aprendizagem. Afinal, estudiosos sempre encontram evidências de que tanto conflitos familiares quanto violência/maus tratos ocorridos no contexto em questão podem desencadear os déficits que impactam negativamente no desempenho do aluno.

Com isso, a dificuldade para aprender tende a se tornar mais forte à medida que o pequeno se dá conta que não consegue acompanhar os demais colegas. Ademais outros pontos podem influenciar essa situação, como condição de pobreza, vulnerabilidade social.

Bianchi (2005 apud MAZER, BELLO & BAZON, 2009) aponta que o prejuízo no quesito do autoconceito fica maior diante da “sobreposição de dificuldades de aprendizagem e de comportamento” e que, com isso, a criança sob tal combinação demonstra mais desajuste em relação à construção de confiança em si mesma.

Quais as consequências do déficit de aprendizagem na vida das crianças?

Antecipadamente, pode-se dizer que os pequenos, cujas experiências sob a dificuldade de aprendizagem são frequentes, tendem a manifestar sinais como sentimentos de baixa autoestima e inferioridade, tal como alguns estudos antigos já indicavam. Além disso, Bianchi (2005 apud MAZER, BELLO & BAZON, 2009) chama a atenção para o fato de a dificuldade de aprendizagem gerar algumas manifestações simultâneas de problemas comportamentais e pedagógicos, o que pode também desencadear prejuízo nos relacionamentos interpessoais e interferência no ajustamento social.

Consequentemente, essa relação é responsável por causar nos alunos isolamento social e comportamentos antissociais. Mazer, Bello e Bazon (2009) ressaltam que “as dificuldades de aprendizagem e a percepção de limitações quando comparadas ao grupo de iguais leva as crianças a apresentarem sentimentos de menos valia e impotência”.

Por fim, é importante salientar que quando uma criança não consegue obter êxito em seus compromissos escolares, principalmente quando motivadas por uma dificuldade de aprendizagem, as consequências tendem a refletir nas relações com a família. Ou seja, os pais da criança, sem entender que o problema não depende apenas da força de vontade do pequeno, acabam por adotar práticas punitivas, ocasionando em modelos adultos agressivos (FERREIRA & MATURANO, 2002 apud MAZER, BELLO & BAZON, 2009).

Como proceder com alunos sob dificuldade de aprendizagem?

Essa pergunta é importante, pois os professores representam boa parte do processo de desenvolvimento pedagógico da criança. Com isso, seguem algumas orientações:

– Desenvolvimento de pequenos projetos;

– Utilização de material didático mais acessível;

– Utilização de material concreto;

– Adoção de formas diversificadas para apresentar um conteúdo;

– Uso de atividades lúdicas. (CRUZ, 2014)

Referências

CRUZ, Mara Lúcia Reis Monteiro da. Estratégias pedagógicas para alunos com dificuldade de aprendizagem, UERJ: Rio de Janeiro, 2014.

MAZER, S. M; BELLO, A.C.D; BAZON, Marina Rezende. Dificuldades de aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. Revista de Psicologia, São Paulo, n. 28, jun. 2009.

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