Aprenda novas Terapias Alternativas para o tratamento do Autismo
Os tratamentos para o autismo, como sabemos, são capazes de melhorar a comunicação, a concentração e diminuir os movimentos repetitivos, melhorando assim a qualidade de vida do próprio autista e também da sua família.
Também sabemos que os tratamentos são eficazes quando realizados com uma equipe composta por médico, fisioterapeuta, psicoterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, que indicam terapias específicas para cada paciente, e muitas vezes devem ser feitas por toda vida.
Algumas estratégias para o tratamento do autismo, seja em casos leves ou graves, incluem:
- Remédios
- Alimentação
- Fonoaudiologia
- Musicoterapia
- Psicoterapia
- Psicomotricidade
- Equoterapia
Mas, você, pai e professor de criança com autismo, conhecendo já, estes métodos de terapia acima citadas, sabia que existe outra linha terapêutica, chamada Arteterapia que pode contribuir muito para a melhora dos sintomas do indivíduo com TEA?
Ela estimula a imaginação, trabalha a afetividade, ajuda com habilidades sociais na conexão com pessoas e, também, na comunicação verbal e não verbal.
É uma ferramenta para auxiliar a lidar com as questões sensoriais – tais como sons, luzes, cheiros, texturas – que costumam ser um aspecto desafiador para quem tem TEA.
Esta modalidade de terapia tem por objetivo
– promover relaxamento;
– promover a imaginação e criatividade;
– valorizar a individualidade;
– diminuir a ansiedade;
– estimular a autoexpressão;
– promover a autoestima;
E tudo isso por meio do uso de recursos como desenho, pintura, cerâmica, escultura, fotografia ou vídeos, a Arteterapia contribui para humanizar os cuidados e pode ser um facilitador para que o autista expresse o que sente, pensa e a maneira com a qual percebe o mundo ao seu redor.
Abaixo sugestões de dicas de como trabalhar a Arteterapia junto aos indivíduos que apresentam TEA
1ª Dica de Arteterapia
Reprodução de paisagem natural
(desenho ao ar livre se possível)
Materiais:
– lápis grafite, de cor (aquarelável ou não).
– caneta hidrocor ou esferográfica
– giz e borracha;
Desenvolvimento:
– Escolher um lugar com vários elementos visuais para realizar os desenhos;
– Conversar sobre o tipo de desenho que será realizado e fazer a escolha do recorte. Nesse tipo de desenho se faz necessário selecionar algumas áreas de interesse para registrar.
– Iniciar o desenho procurando reproduzir o máximo de elementos da paisagem. Quando a atividade for em grupo deve-se estabelecer um tempo máximo para sua realização.
– Observar e analisar o desenho: semelhanças e diferenças entre o desenho e a cena de origem, no caso do grupo comparar entre os desenhos também.
2ª Dica de Arteterapia
Técnicas de pintura:
PINTURA COM ASSOPRO:
Colocar uma pequena porção de tinta no papel depois o aluno assopra um canudinho conduzindo esta tinta para onde desejar, aplicar outras cores desejadas.
PINTURA ESCORRIDA:
Colocar várias porções de tinta na sulfite e depois ir virando o papel em várias posições para tinta escorrer pela superfície.
PINTURA COM ESPUMA:
Trocar o pincel por um pedaço de espuma, o aluno pode fazer vários movimentos, arrastar a espuma, dando batidinhas variando a quantidade de tinta que pegar.
PINTURA SECRETA:
Como fazer: Desenhe com giz de cera branco ou vela na folha branca e depois passe tinta guache com uma cor forte por cima. O desenho secreto aparecerá na pintura.
Estes são apenas alguns exemplos de como a criança consegue desenvolver sua sensibilidade e percepção através da Arteterapia.
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