Acessibilidade:

5 livros sobre Neuropsicomotricidade que você deve ler agora!

A Neuropsicomotricidade é uma área interdisciplinar que explora a relação entre o sistema nervoso, o desenvolvimento motor e o comportamento humano. Se você está interessado em aprofundar seus conhecimentos nesse campo fascinante, veja os 5 livros sobre Neuropsicomotricidade que você deve ler agora!

No decorrer do post, fizemos um resumo sobre como cada livro vai te ajudar a entender mais sobre os diversos campos da Neuropsicomotricidade. Veja agora!

01 – Brincando a brincadeira com a criança deficiente: Novos rumos terapêuticos

Você já parou para pensar na importância do brincar na vida de uma criança, especialmente aquelas que enfrentam desafios com deficiência motora? Em “Brincando a brincadeira com a criança deficiente: Novos rumos terapêuticos”, a autora Marlene V. Lorenzini mergulha nesse universo, oferecendo insights valiosos sobre como o ato de brincar pode ser uma poderosa ferramenta no estímulo do desenvolvimento sensório-motor.

Além disso, este livro cativante e esclarecedor desvenda o processo de aquisição da habilidade motora através do que Lorenzini chama de “Brincar a Brincadeira”. Com uma abordagem simples, direta e inteligente, ela destaca a importância crucial de adultos – sejam pais, profissionais ou estudantes – em reconhecer e superar quaisquer bloqueios relacionados ao brincar e à interação com crianças deficientes.

Portanto, descubra como o simples ato de brincar pode abrir novos horizontes terapêuticos e transformar vidas. Adquira agora “Brincando a brincadeira com a criança deficiente: Novos rumos terapêuticos” e faça parte dessa jornada de descoberta e crescimento junto com Marlene V. Lorenzini.

02 – 100 jogos para se divertir: com Versões Adaptadas Para Crianças com Deficiência 

Em busca de maneiras divertidas e inclusivas para crianças de todas as habilidades? “100 jogos para se divertir: com Versões Adaptadas Para Crianças com Deficiência” é o guia essencial que você estava procurando. Escrito por Márcia Honora, este livro é uma verdadeira joia para pais, educadores e qualquer pessoa que queira proporcionar momentos prazerosos de diversão e aprendizado para crianças de diversas idades.

Além disso, com 100 propostas de brincadeiras e jogos, este livro oferece uma variedade de atividades cooperativas e competitivas, garantindo que haja algo para todos os gostos. O que torna este livro ainda mais especial é que cada jogo apresenta uma versão adaptada, garantindo que crianças com deficiência também possam participar e desfrutar plenamente da diversão.

Então, se você está procurando maneiras de promover a diversão e a inclusão em seu ambiente, não procure mais. Leia agora “100 jogos para se divertir: com Versões Adaptadas Para Crianças com Deficiência” e embarque em uma jornada emocionante de diversão, aprendizado e inclusão para todas as crianças.

03 – Vamos Brincar do Quê?: um Guia de Jogos e Brincadeiras Para Qualquer Idade e Ocasião

Em um mundo cada vez mais digital, encontrar maneiras criativas de envolver as crianças em atividades offline é essencial. E o livro “Vamos Brincar do Quê?: um Guia de Jogos e Brincadeiras Para Qualquer Idade e Ocasião” oferece exatamente isso. Escrito por Ivete Gama, Patrícia Rodrigues e Mayra Gaiato, este guia é uma fonte inestimável de diversão e aprendizado para crianças de todas as idades.

Além disso, com 130 jogos e brincadeiras cuidadosamente selecionados, este livro é um tesouro de atividades que promovem não apenas a diversão, mas também o desenvolvimento de habilidades importantes, como noções de limite, respeito e disciplina. Desde jogos simples até desafios mais complexos, há algo para todos os gostos e ocasiões.

Então, se você está procurando uma maneira divertida e educativa de manter as crianças longe das telas e promover interações sociais saudáveis, não procure mais. Leia agora “Vamos Brincar do Quê?” e descubra um mundo de diversão sem limites para todas as idades e ocasiões.

04 – PRÁTICAS SOCIOEMOCIONAIS – Para dinamizar o ambiente escolar

“PRÁTICAS SOCIOEMOCIONAIS – Para dinamizar o ambiente escolar” não é apenas um livro; é um tesouro de experiências educativas cuidadosamente selecionadas para enriquecer o ambiente escolar. Criado a partir dos encontros de formação continuada liderados pela renomada Profª Paty Fonte em escolas por todo o Brasil, este guia é uma fonte de inspiração para educadores comprometidos com o desenvolvimento socioemocional de seus alunos.

Além disso, este livro único foi concebido de maneira inovadora: em vez de teorias abstratas, a Profª Paty Fonte compartilha práticas, atividades, jogos e dinâmicas comprovadas em diversas realidades escolares, do norte ao sul do país. Cada sugestão é acompanhada por questões reflexivas, incentivando uma abordagem holística e sensível ao trabalho socioemocional.

Então, se você é um educador comprometido com o bem-estar emocional de seus alunos, “PRÁTICAS SOCIOEMOCIONAIS – Para dinamizar o ambiente escolar” é o seu próximo passo. Adquira agora e descubra como transformar sua sala de aula em um espaço de crescimento e desenvolvimento integral.

05 – Melhore a Neuropsicomotricidade de seus alunos com o livro “100 Jogos Psicomotores: Uma Prática Relacional Na Escola

“100 Jogos Psicomotores: Uma Prática Relacional Na Escola” é uma obra essencial que destaca a importância das relações interpessoais no ambiente escolar. Escrito por José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes, este livro oferece um repertório de 100 atividades cuidadosamente selecionadas para promover vivências psicomotoras e, assim, fortalecer os laços entre alunos e professores.

Além disso, neste guia abrangente, os autores demonstram como os jogos podem ir além do mero entretenimento, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento emocional, social e físico dos alunos. Cada atividade é projetada para ser realizada em diferentes espaços, como quadras, pátios e até mesmo piscinas, garantindo que educadores tenham opções versáteis para enriquecer a experiência de aprendizado de seus alunos.

Portanto, se você é um educador comprometido com o desenvolvimento integral de seus alunos, “100 Jogos Psicomotores: Uma Prática Relacional Na Escola” é uma leitura obrigatória. Leia agora e descubra como transformar o ambiente escolar em um espaço de aprendizado, diversão e conexão emocional desenvolvendo a Neuropsicomotricidade em sala de aula!

Confira mais recomendações de livros sobre Neuropsicomotricidade e outros assuntos em nosso blog da Rhema!

Interessado em descobrir mais obras sobre educação inclusiva? Então, continue acompanhando nosso blog da Rhema! Toda terça-feira, estaremos atualizando publicações como esta, sugerindo livros sobre temas específicos, como Neuropsicomotricidade, Autismo, TDAH, TOD e outros aspectos relacionados ao cenário educacional. Portanto, não deixe de conferir nossas postagens, tanto aqui no blog quanto em nossas redes sociais no Instagram e YouTube. Até breve!

Continue lendo

Como envolver os pais e responsáveis na educação das crianças?

O envolvimento dos pais e responsáveis na educação das crianças é fundamental para o desenvolvimento e sucesso acadêmico dos pequenos. […]

Qual a diferença entre AEE e Educação Especial?

Educador, você sabe qual é a diferença entre o AEE e a Educação Especial? A verdade é que buscar maneiras […]

É HORA DE BRINCAR! 5 DICAS DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

Bom dia Pais e Professores,   Vocês conhecem o poder das brincadeiras no desenvolvimento da criança Autista?   O brincar, assim […]

">