Acessibilidade:

Plano de ação para alunos com dificuldades de aprendizagem

Toda criança tem possibilidades de aprender e, quando isso não ocorre, pode ser que este pequeno esteja manifestando alguns dos transtornos ou dificuldades de aprendizagem.

Nestes casos, apenas identificar o problema não é suficiente. É preciso que aconteça uma elaboração teórica que ofereça os meios necessários para proporcionar um aprendizado adequado.

A seguir, vamos entender mais sobre como a aprendizagem ocorre, o que é a dificuldade de aprendizagem e conhecer um plano de ação que visa ajudar seus alunos a superarem esta dificuldade. Continue a leitura!

Mas afinal, o que é a aprendizagem?

Para Vygotsky (1991), a aprendizagem nada mais é do que o resultado da interação dinâmica entre a criança e o meio social.

Assim, podemos dizer que a aprendizagem traduz na maneira com a qual:

  • Adquirimos novos conhecimentos;
  • Desenvolvemos competências;
  • Mudamos o comportamento.

No entanto, quando este processo de aprendizagem é acompanhado de “fraturas” que impedem que a criança aprenda, temos as chamadas dificuldades de aprendizagem.

Os alunos com estas dificuldades podem apresentar comportamentos problemáticos, como:

  • Distração;
  • Falta de atenção;
  • Perda do interesse por novas atividades;
  • Dificuldades para seguir as orientações do professor;
  • Deixar atividades ou trabalhos inacabados;
  • Faltar às aulas, dentre outros.

Para impedir que este problema se agrave, é necessário identificá-lo, de maneira correta, o que começa com a diferenciação entre dificuldade e transtorno de aprendizagem.

Dificuldades x Transtornos de Aprendizagem

Apesar de muitas vezes confundidos, as dificuldades e transtornos de aprendizagem são situações totalmente diferentes.

A dificuldade em aprender, normalmente, está relacionada a causas comportamentais e pode resultar de eventos ou condições transitórias como:

  • Mudanças de escola;
  • Separação dos pais;
  • Troca de professores;
  • Problemas de saúde.

Já o transtorno tem origem neurobiológica, relacionando-se a um padrão específico de dificuldade. 

Isso significa que a criança pode ter dificuldade na leitura, escrita e/ou matemática.

Plano de ação para atender às dificuldades de aprendizagem

Em primeiro lugar, para lidar com a dificuldade de aprendizagem, algumas estratégias precisam ser revistas.

Além de uma maior aproximação entre família e escola, é necessário que haja profissionais bem preparados para lidar com  estes alunos, assim como buscar novas intervenções de ensino e conhecer o desenvolvimento emocional destas crianças.

Após isso, existem alguns pontos essenciais para auxiliar estes pequenos a desenvolverem todo seu potencial:

  1. Tenha atenção ao comportamento do aluno, a fim de identificar e avaliar as dificuldades que ele apresenta.
  2. Trabalhe com atividades interativas durante as aulas.
  3. Estimule a participação dos alunos.
  4. Seja cuidadoso ao interagir com o aluno a fim de que ele não se sinta limitado e perca sua autoestima e confiança.
  5. Avalie se a criança necessita de usar óculos, pois a dificuldade pode vir da criança não conseguir enxergar o quadro.
  6. Invista em brincadeiras pedagógicas.

Quer aprender a diagnosticar, intervir e tratar os transtornos e dificuldades de aprendizagem a partir da ótica da Neurociência e acelerar os resultados de aprendizagem na escola e na clínica?

Então acesse aqui para falar com um de nossos consultores e conhecer a Pós-Graduação On-line e Ao Vivo da Rhema sobre Neuropsicopedagogia Clínica.

Continue lendo

Dislexia e dificuldade de escrita são a mesma coisa?

O tema a ser abordado neste artigo sempre deixa uma dúvida entre os educadores e outros profissionais: a dislexia e […]

Como a Neurociência pode auxiliar na agressividade infantil

Qual é o papel da Neurociência na agressividade infantil? A Neurociência, ao estudar a interação entre os sistemas que influenciam, […]