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Como realizar uma avaliação do progresso do aluno com TEA em sala de aula

Educador, você tem um aluno com TEA em sala de aula? Se sim, você sabe que monitorar o progresso desse pequeno é essencial para enxergar possíveis melhorias que o auxiliem em seu desenvolvimento pleno.

Mas, como realizar esse monitoramento?

No artigo de hoje, vamos entender como você pode fazer isso e conhecer algumas estratégias pedagógicas que vão facilitar o dia a dia deste aluno. Continue a leitura!

A aprendizagem e o aluno com TEA

É fato: cada pequeno aprende de determinada forma e, em especial o aluno com autismo, será necessário uma boa adaptação escolar, a fim de potencializar:

  • Coordenação motora;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento da comunicação;
  • Convívio social, entre outras áreas.

Para que este objetivo seja alcançado, é necessário que haja um monitoramento frequente do progresso dessa criança.

Isso facilitará o desenvolvimento de uma intervenção adequada, que respeite seu tempo e ritmo de execução.

Assim, quando falamos em autismo e aprendizagem, dois componentes essenciais para serem monitorados são o Perfil Educacional e o Estilo Cognitivo.

Perfil Educacional

O Perfil Educacional pode ser compreendido como uma descrição mais precisa da análise do conhecimento do pequeno, assim como de suas necessidades educacionais.

Além disso, o Perfil Educacional é uma estratégia composta por três fases:

  • Levantamento de dados;
  • Planejamento;
  • Condutas de base.

Levantamento de dados

A fim de analisar o ambiente e as habilidades da criança com TEA, é preciso se familiarizar com:

  • As dificuldades comportamentais dela;
  • O ambiente em que está inserida (rotina, programação e seu desempenho frente às atividades).

Planejamento

Na etapa de planejamento, o foco serão as necessidades educacionais e comportamentais da criança, assim como o planejamento de estratégias que viabilizem a comunicação, autonomia e independência do pequeno.

Condutas de base

Com o objetivo de intervir e proporcionar o pleno desenvolvimento da criança, as condutas de base são essenciais para traçar o Perfil Educacional do aluno. Também é importante verificar, constantemente, as condições no momento, assim como novas propostas e objetivos de trabalho.

Estilo Cognitivo

O Estilo Cognitivo nada mais é do que a forma de pensar da criança, relacionada à recepção da informação, assim como seu processamento e compreensão.

Em crianças com autismo, é necessário que a aprendizagem seja pela rota visual, uma vez que ela é um aspecto mais favorável ao processo de ensino.

Estratégias educacionais que devem ser implementadas

Por fim, existem, ainda, algumas estratégias educacionais que vão ajudar a facilitar o aprendizado para a criança com TEA. 

Estas estratégias também podem ser utilizadas para monitorar como o aluno reagirá a elas. Caso seja necessário, novas propostas podem ser levantadas.

Algumas destas principais medidas são:

  • Organização do espaço acadêmico;
  • Definir uma rotina de trabalho que seja motivadora e flexível;
  • Entender o perfil de comunicação da criança e se comunicar com ela a partir dele;
  • Material didático com pistas e dicas visuais;
  • Conforto sensorial;
  • Jogos e brincadeiras estruturadas;
  • Repetição para efetivação da aprendizagem;
  • Acompanhamento da evolução dos conteúdos;
  • Comandos verbais curtos e claros;
  • Instruções diretas e precisas frente às tarefas.

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